A empresa selecionada é a DS Serviços de Comunicação e Consultoria Ltda, que deve operar o serviço de internet sem fio gratuito na capital federal. Ela ficará responsável por instalar e manter o projeto em pelo menos 137 pontos do DF.
A Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF ainda não informou quando a medida será implementada. Mas, a ordem já foi publicada no Diário Oficial da União. A empresa tem 48 horas para assinar o contrato com o GDF. A partir daí, o acordo terá validade de cinco anos.
O edital do projeto Wi-Fi Social DF prevê o fornecimento de internet sem fio em locais como estações de metrô e ônibus, hospitais, parques, escolas e pontos turísticos. De acordo com o documento, o tempo de conexão pode ser determinado pela empresa, desde que os usuários tenham direito a ao menos duas sessões diárias de 30 minutos.
Como será o acesso?
Para conseguir a conexão, o usuário terá de fazer um cadastro e informar nome, e-mail, número de celular e CPF. Além disso, precisa aceitar os termos e condições propostas pela fornecedora.
O Executivo também não deve ter gastos com a medida, e a empresa terá permissão para explorar anúncios publicitários nas telas de conexão e em postes instalados para o Wi-Fi Social. Serão proibidas, porém, propagandas de tabaco e com informações falsas ou ofensivas.