A música é algo que faz parte da vida das pessoas. Em um momento triste ou difícil, ouvir a música preferida pode dar mais ânimo. E em momentos felizes, é uma ótima forma de celebrar.
A música sempre esteve presente na cultura da humanidade. As poesias trovadorescas, acompanhadas por sons e os poemas simbolistas que visam à musicalidade nas suas criações, são exemplos do uso artístico da melodia, cujo objetivo é proporcionar prazer aos ouvidos e evocar sentimentos. Por isso, ela, talvez, tenha se tornado um objeto de muitos estudos.
A música é reconhecida por vários pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas.
No mundo contemporâneo temos a terapia da música conhecida como musicoterapia, que contribui na melhora da depressão, esquizofrenia e outros problemas mentais, emocionais e até físicos. Também existe a neuromusicoterapia que é a aplicação da música em tratamentos neurológicos, como em casos de pacientes de Mal de Parkinson e Alzheimer.
Mesmo que muita gente já tenha constatado o poder de ouvir a música, a ciência resolveu ir além e mostrar que cantar pode ser tão benéfico à saúde quanto ouvi-la. Parafraseando aquele velho ditado: “Quem canta, seus males espanta”.
Vantagens de fazer canto
A prática do coral é uma forma de integração social muito antiga. No Brasil, começou com os jesuítas e bem mais tarde, o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos mostrou a expressão máxima dessa arte enquanto atividade cultural e educativa. Vários estudos científicos voltados às pessoas que se dedicam a cantar sejam sozinhos ou em grupos, como o coral, constataram muitos benefícios conquistados por essa atividade musical.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com 25 crianças verificou que elas apresentaram melhor concentração, habilidade para comunicar-se, interação e respeito ao próximo quando praticam o canto e fazem parte de um coro. Além disso, a pesquisa destaca que cantar contribui não só para o desenvolvimento musical, como também social e intelectual dos pequenos.
Outro grupo que não fica de fora dos benefícios do canto é a terceira idade. A pesquisa realizada pela especialista em educação, Lucinete Aragão, revelou que “os efeitos físicos, psicológicos e sociais proporcionados pela música e a participação em um coral, na maioria das vezes, faz com que as pessoas na terceira idade continuem a ter metas, perspectivas, sonhos e desejos de continuar a aprender, expressar-se e criar” tornando o processo de envelhecimento mais saudável.
Diante de tantos benefícios apresentados da para entender porque o grande pensador Friedrich Nietzsche dizia: “Sem a música a vida seria um erro”.
Oportunidade de participar de um coral sem custo
A arte de cantar é democrática, todas as pessoas podem praticar e se beneficiar dela. Seja para aliviar estresse, soltar emoções presas e a timidez, melhorar a respiração. Há muitos motivos para soltar o gogó, mas o principal é se divertir, acredita o Maestro Milton Roberto de Carvalho, 54 anos.
Milton se envolveu com a música desde pequeno, ele iniciou o estudo da 1ª arte aos nove anos idade e teve como professor o seu próprio pai. Hoje, ele- formado em licenciatura em música pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e com diversas especializações na área- gerencia o Coral Comunitário de Águas Claras.
O Coral Comunitário da cidade de Águas Clara foi criado pelo policial civil e pastor Paulo César, em agosto do ano passado, com o propósito de envolver a comunidade da cidade culturalmente, proporcionando-lhes a integração com a arte musical e o desenvolvimento cultural.
O trabalho embora recém-criado, já atua como veterano, acompanhado por uma excelente Big Band- uma banda no estilo jazz na qual se utiliza 13 instrumentos de sopro.
Com aproximadamente 41 integrantes, o coral recebe ajuda logística e estrutural da Igreja Batista Koinonia para os ensaios. Apesar do apoio, o coral não tem nenhum vínculo religioso, seu repertório aborda diversos estilos, como: MPB, Samba, Bossa, Jazz, Pop, Clássico e Sacro. Além disso, o grupo trabalha paralelamente a dança e a arte cenográfica para realizar um show completo, o que dá um toque todo especial às atividades musicais.
A participação no Coral Comunitário de Águas Claras é gratuita, qualquer pessoa pode participar desde que tenha idade mínima de 16 anos. As pessoas interessadas podem fazer suas inscrições mediante ao preenchimento do formulário e a realização de um teste simples que tem a finalidade de observar se o candidato tem condições mínimas necessárias para praticar canto.
O maestro Milton conta que tem “perspectivas de que o coral cresça em unidade, integrando novos componentes com o coração voltado a servir a cidade com música de qualidade, interpretando canções que atinja os corações”.
O Coral Comunitário de Águas Claras já participou de alguns eventos e atuou em diversos lugares da cidade. Sua próxima apresentação será em homenagem as mães e acontecerá dia 11 de maio, às 17h, no Shopping Metrópoles.
MAIS INFORMAÇÕES:
Endereço dos ensaios: Qd 103, Lj. 1080, 16. Ed. Villa Mall. Águas Claras-DF. (Obs.: Acima do mercado Farturão. - ESPAÇO KOINONIA JUNIOR).
Dia dos ensaios: sábado
Horário: 15h
Requisitos: idade mínima de 16 anos (com autorização dos pais)
Telefone: (61)98639.6330