Policiais da 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte) prenderam quatro homens acusados de aplicar golpes em idosos por meio de fraude bancária. A prisão do grupo aconteceu no domingo (7/4), após dois meses de investigação.
Os agentes monitoravam o grupo no interior de uma agência bancária do Lago Norte praticando o crime. Logo o grupo entrou num Sportage prata e seguiu para o estacionamento do Deck Norte. Lá, os suspeitos foram abordados e, com eles havia diversas máquinas de cartão de crédito; cartões bancários; dinheiro; adesivos falsos com a logomarca do Banco do Brasil e dois dispositivos utilizados para reter cartões de crédito.
A polícia estima que uma associação criminosa, com cerca de 10 participantes, tenham movimentado aproximadamente R$1 milhão de reais praticando estelionato contra os idosos.
Os criminosos agiam na capital federal desde 2017, no interior de agências bancárias, principalmente as do Banco do Brasil. De acordo com o delegado responsável pela operação, Thiago Carvalho, os bandidos conseguiam desviar R$5 mil por pessoa.
Segundo informações preliminares, uma das vítimas, após ter o cartão retido na máquina, foi induzida por um dos criminosos a ligar em uma central de atendimento falsa. Foi assim que o grupo soube da senha. Com os dados, os criminosos faziam compras. A suspeita do delegado é de que ao menos 20 pessoas foram vítimas.
As investigações agora continuam para identificar outros envolvidos no esquema fraudulento e, ainda, os beneficiários das máquinas de cartões de crédito apreendidas com o grupo criminoso.
Segundo o delegado Carvalho, eles vão responder pelos crimes de associação criminosa e estelionato tentado contra idoso. Após as medidas legais, os envolvidos foram recolhidos à carceragem da Polícia Civil DF.