Para ampliar a transparência e fortalecer o controle social das ações administrativas, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai tornar público o andamento dos processos administrativos e disciplinares em curso na Corregedoria-Geral do DF (CGDF). A determinação foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) neta últimaquarta-feira (3), por meio da Portaria nº 115.
Diversas informações, como número processual, data de instauração do processo, tipo de procedimento e fase da tramitação, estarão disponíveis no site do Portal da Transparência (www.transparencia.df.gov.br) a partir do próximo mês. A divulgação, conforme orienta o material publicado no Diário, deve abranger também o andamento dos processos de responsabilização de fornecedores e as sindicâncias.
Atualmente, há 142 Processos Administrativos Disciplinares (PADs) envolvendo servidores públicos, que podem sofrer sanções como demissão, destituição de cargo em comissão ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade. Em 2018, foram analisados pela Consultoria Jurídica do GDF 93 PADs, que resultaram na demissão de 40 servidores.
Os dados serão atualizados mensalmente pela Subcontroladoria de Correição Administrativa, de Tecnologia da Informação, Comunicação, Transparência e Combate à Corrupção.