SOS DF o programa emergencial que promove medidas e obras de reparo e infraestrutura na capital. Mas o programa encerra-se neste mês com 44.185 ações realizadas ao longo dos primeiros 90 dias de governo do chefe executivo Ibaneis Rocha.
Com orçamento apertado e discurso de contenção de gastos, Ibaneis deu prioridade, sobretudo, às obras de recuperação em todas as regiões administrativas. O governador justificou, em diversas declarações, a decisão de investir nos reparos, uma vez que o DF sofre com problemas graves de infraestrutura.
SOS DF foi o carro-chefe do início da gestão do atual governador, ao lado de outros setores definidos como prioritários pelo GDF, como saúde, segurança e educação. Essas áreas foram também contempladas pelo programa de revitalização. Contudo, o programa emergencial finaliza suas atividades no próximo dia 13 nas regiões administrativas, estendendo-se até dia 18 na zona central, de acordo com o Secretário de Obras.
“O valor investido somente será totalizado após a conclusão dos trabalhos”, informou a assessoria de imprensa da pasta.
Entre as mais de 44 mil ações, a secretaria destaca: serviços de tapa-buraco, roçagem, poda de árvores, troca de lâmpadas, jardinagem, recuperação de sinalização horizontal e vertical, limpeza geral, limpeza de bocas de lobo, recolhimento de entulho e recuperação de cercas, entre outros.
Para efetivar o trabalho, houve uma ação conjunta entre os diversos setores do governo. Apesar de avaliar que o programa superou as expectativas iniciais, Luciano Carvalho- secretário adjunto de obras- reconheceu que não foi possível resolver tudo o que era necessário. “Alcançamos as metas, mas, infelizmente, as demandas de serviços também superaram em muito o que esperávamos. Temos a consciência de que não resolvemos tudo”, admitiu.
Com o fim do programa, o ritmo da realização de serviços será reduzido. “O SOS, como o próprio nome deixa claro, foi um socorro emergencial. Tiramos o paciente da UTI e, agora, vamos cuidar dele. Não vai ser com a mesma intensidade, até porque o custo dessa investida é alto”, explicou o secretário adjunto.
Cronograma
Confira em quais locais o SOS DF atuará nos próximos dias:
Até 6 de abril
» Taguatinga
» Águas Claras
» Arniqueiras
» Cruzeiro
» Sudoeste
» Noroeste
» Samambaia
» Brazlândia
De 7 a 13 de abril
» Riacho Fundo 1 e 2
» Vicente Pires
» Estrutural
» SIA
» Plano Piloto