A Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) adiou por tempo indeterminado a reabertura da sessão pública de licitação do Centro Esportivo de Brasília (Arenaplex), marcada para esta sexta-feira (5/4). A medida foi tomada após parecer técnico da própria estatal, que apresenta uma série de inconsistências no projeto apresentado pelo Consórcio BSB.
De acordo com comunicado divulgado pela Terracap “por razões e motivos de interesse público, em razão da necessidade de complementação da instrução do processo, fica adiada a reabertura da sessão pública da licitação em epígrafe para nova data a ser publicada em momento oportuno”.
Elaborado por uma comissão técnica de cinco pessoas, o parecer da Terracap reúne a análise de itens considerados fundamentais para a cessão do complexo à iniciativa privada. Foram observados, por exemplo, o nível de conhecimento que o consórcio tem sobre o projeto, a descrição das fases de implementação e execução do plano, a organização administrativa e operacional da concessionária, a preservação do conjunto urbanístico de Brasília, a vocação do centro esportivo, além do conceito arquitetônico e da razoabilidade das estimativas financeiras.
Entre as inconsistências achadas quanto ao plano de negócios, os gestores citam a falta de coerência entre as planilhas e os valores apresentados. Consideraram a descrição das fases de implantação e execução do projeto “bastante genérica”. Também identificaram que o licitante não apresentou menções sobre todas as exigências do edital referentes às áreas verdes.
Responsável pelo Consórcio BSB, Richard Dubois demonstrou espanto com o parecer elaborado pela Terracap. Ele salientou que o grupo apresentou o procedimento de manifestação de interesse (PMI) e obteve 100% de aprovação na prévia da licitação.
Dubois afirmou que o consórcio está pronto para prestar os esclarecimentos necessários e corrigir eventuais problemas apontados.