Após as mudanças que geraram polêmicas e dividiram opiniões em relação aos horários de funcionamento para o comércio de Águas Claras, a Administração Regional da cidade publicou em nota nesta quarta (20) a revogação da ordem de serviço.
O órgão explicou que o atual administrador, Ney Robstron, reuniu-se na terça (19) com integrantes do Conselho de Segurança, entre outras autoridades, para discutir o horário de funcionamento de bares, lanchonetes, restaurantes, distribuidoras de bebidas, boates, pubs e demais estabelecimentos de entretenimento noturno que comercializem bebidas alcoólicas na região.
O texto ainda informa “Ney Robsthon considera significativo ampliar a discussão sobre o tema e convocará uma audiência pública em breve com a participação dos moradores, empresários e demais entidades”.
Relembre sobre a Ordem de Serviço
Após ter entrado em vigor a regra que limita o horário de funcionamento dos comércios, o administrador de Águas Claras, Ney Robsthon, modificou uma pequena palavra no texto publicado há cinco dias no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
A norma divulgada dizia que estabelecimentos de entretenimento com funcionamento à noite, comercializando ou não bebidas alcoólicas, deveriam seguir regra limite de funcionamento. Agora, o texto não a presenta mais as palavras “ou não” e a regra de restrição de horário passa a valer só para comércios que vendem bebidas alcoolizadas.
De acordo com a portaria, os estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas podem funcionar de domingo a quinta-feira, das 8h à 0h. Às sextas-feiras, sábados e feriados, o horário pode ser ampliado até às 2h da manhã. Os demais comércios estão livres para determinar o horário de encerramento das suas atividades.
Retaliação dos Moradores
Moradores de Águas Claras realizaram um movimento para boicotar a Quattro Pizza Bar localizada na Avenida Pau Brasil, porque o administrador é sócio do estabelecimento. As incitações aos boicotes começaram desde que a ordem de limitação para o funcionamento dos serviços foi publicada pela primeira vez no DODF.
No Facebook é possível encontrar diversas postagens de mobilização dos habitantes da cidade, como a página da Associação de Moradores e Amigos de Águas Claras (Amaac) que está repleto de pedidos para as pessoas não frequentarem o estabelecimento.
Segundo a entrevista dada pelo administrador para o site Metrópoles a republicação foi necessária para evitar problemas com estabelecimentos 24 horas e de que está somente cumpriu uma ordem antiga estipulada pela Secretária de Segurança Pública em de março de 2002. O administrador afirma que não é mentor da medida.