Na manhã dessa segunda-feira (18/03), os ônibus começaram a se locomover no sentido invertido da faixa exclusiva. Essa inversão ocorrerá nos horários de pico de segunda a sexta-feira, entre 6h às 9h (direção Taguatinga-Plano Piloto) e das 17h ás 20h (direção Plano Piloto-Taguatinga).
Nos horários em que os ônibus passarão na faixa, o embarque e desembarque dos passageiros deverão ser feitos no canteiro central da EPTG, do lado da faixa reserva. Escolares, carros oficiais e veículos de emergência continuarão tendo prioridade, mas apenas no sentido do fluxo da via. De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade, das 132 linhas que passam pela EPTG, 63 circularão apenas nas faixas do corredor.
Nos demais horários e dias da semana, a circulação na rodovia permanecerá com a mesma configuração atual, inclusive com faixas exclusivas liberadas para todos os veículos nos sábados, domingos e feriados.
A previsão é de que as alterações sejam mantidas até 18 de março de 2020. Esse foi o prazo dado pelo GDF às empresas operadoras de transporte público para que adquiram ônibus com portas de ambos os lados.
O Departamento de Estradas de Rodagem no Distrito Federal (DER-DF) espera que a inversão reduza em 30 minutos o tempo de viagem e melhore em 20% o fluxo na via.
O designer Thiago Souza, 30 anos, passa pela via todos os dias e conta a sua opinião sobre a medida: “ De acordo com a experiência de toda minha vida atravessando a EPTG, eu acho que a medida vai ser um tiro no pé, porque o fluxo de ônibus próximo a Águas Claras e próximo a Octogonal me preocupa um pouco, pois teremos uma quantidade grande de veículos saindo da faixa extrema direita e atravessando três pistas para chegar a extrema esquerda. Ao meu ver isso vai gerar um grande transtorno para os motoristas de ônibus e também para motoristas de veículos particulares”.
Atualmente três empresas passam na EPTG — Marechal, São José e Urbi. Ainda não há data para que os ônibus do BRT comecem a circular na rodovia, pois, segundo DER-DF, a inauguração do serviço depende da finalização das obras do Eixo Oeste. O trajeto é o de uma pista expressa que vai da região do Sol Nascente, passando pela EPTG e pela Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), até o Eixo Monumental.
Cones ficarão fixados no asfalto para garantir a sinalização e a segurança tanto de motoristas que estiverem na via inversa quanto dos condutores que trafegarem nas três demais faixas. A EPTG contará com guinchos, veículos de fiscalização, além de mecanismos para controle da velocidade máxima — que será de 60km/h nas vias exclusivas.