Número esclarecerá dúvidas operacionais vindas de ligações por telefone fixo
Além do atendimento via e-mail, o eSocial abriu mais um canal de comunicação com empregadores, inclusive os domésticos. A Central de Atendimento 0800 730 0888 atende chamadas vindas de telefone fixo e funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.
O número é destinado exclusivamente ao atendimento de questões técnicas do sistema, não esclarecendo dúvidas sobre aplicação ou interpretação de lei, por exemplo.
Questões técnicas
A central esclarecerá dúvidas operacionais, relacionadas ao envio, consulta e edição de eventos transmitidos para o eSocial, além da utilização dos módulos Web do eSocial (Web Empresas, MEI e Web Doméstico).
Dúvidas de direito material
Para essas necessidades, como em questão legislativa, o empregador deve procurar atendimento diretamente nos órgãos integrantes do eSocial. As empresas podem, ainda, acionar a própria consultoria de contadores e advogados.
Fale Conosco
Além do atendimento telefônico,os empregadores poderão enviar suas dúvidas na área do Fale Conosco do Portal e as respostas chegarão no e-mail informado no formulário.
No caso das empresas que utilizam o ambiente de testes (produção restrita), as questões podem ser encaminhadas pelo formulário próprio. Essas perguntas não serão respondidas individualmente e poderão compor a área de Perguntas Frequentes, visível a todos os usuários.
Sobre o sistema
O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores passam a comunicar ao Governo do Brasil, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.