AMABRASÍLIA realiza homenagem à heroína da pátria Anita Garibaldi

O encontro será realizado no Panteão dos Heróis e Heroínas da Pátria e contará com apresentação de jogral e música

Para lembrar os 169 anos de morte de Anita Garibaldi, a mais importante mulher da Revolução Farroupilha e que se tornou uma das precursoras dos direitos das mulheres no país, a Aliança de Mulheres que Amam Brasília (AMABRASÍLIA) realizará um evento cultural gratuito nesta sexta-feira (3) às 10h, no Panteão dos Heróis e Heroínas da Pátria, na Praça dos Três Poderes. Entre os convidados estão o secretário de Educação, Júlio Gregório, e o Embaixador da Itália, Antonio Bernardini, além do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e da primeira-dama, Márcia Rollemberg.

O projeto para valorizar a vida e importância de Anita Garibaldi na história contará com uma série de ações e atividades ao longo de 2018, em Brasília, e encerará, em 2019, durante comemorações na Itália. O encontro no Panteão dos Heróis e Heroínas da Pátria, onde Anita Garibaldi é um dos 31 homenageados, é o terceiro evento relacionado ao projeto. “Queremos que todos saibam que ela era, onde nasceu, como conheceu Giuseppe Garibaldi, esta história linda de amor na guerra, que já entrou para a História e para a Literatura mundial”, explica Cosete Ramos, presidente da AMABRASILIA e idealizadora da série de homenagens.

Além da homenagem, a programação contará com apresentações culturais sobre a temática. Diretoras e embaixatrizes da AMBRASÍLIA apresentarão um jogral para contar a vida da mulher e heroína Anita Garibaldi. Já os estudantes do Centro de Ensino Fundamental 15 do Gama vão fazer uma apresentação de teatro e música.  A Banda do Corpo de Bombeiros também se apresentará tocando músicas dos dois países. Um abraço ao Panteão, homenagem simbólica a todos os heróis e heroínas da Pátria, e a visita ao livro de aço, no interior do espaço, onde consta o nome de Anita Garibaldi, completam a programação.

Ao final do evento, os convidados receberão ainda uma revista com o texto integral do jogral, detalhando algumas ações do projeto que acontecerão ainda este ano e em 2019. “Hoje estamos lutando pelo direito da mulher, para ter um espaço e para poder escolher, e Anita fez isso em 1835, na pequena cidade de Laguna, Santa Catarina, quando encontrou Garibaldi e se apaixona por ele e pelos ideais, rompendo com todas as normas e limites da sua época”, justifica Cosete. “Ela foi a grande heroína feminina que largou tudo e foi lutar, com filho e tudo. Ela é o espírito da mulher moderna, a mulher que escolhe, que sai do seu lar, e vai em busca dos seus sonhos, a mulher que luta de várias formas, inclusive na guerra. Ela é uma inspiração, uma mulher à frente do seu tempo”, enfatiza a educadora.

Histórico e programação 2018 e 2019 – O Projeto Anita Garibaldi surgiu em março, durante evento em Homenagem às Mulheres do Mundo, em comemoração ao mês da Mulher. Na ocasião, a historiadora gaúcha Elma Sant’Ana fez uma palestra destacando Anita como mulher universal. Em seguida, a Embaixada da Itália promoveu uma aula magna na Universidade de Brasília, com a presença da embaixatriz Ornella Bernardini, sob o tema “Vozes da liberdade: Anita e Giuseppe Garibali”.

Após o evento do Panteão, a programação segue em agosto, no dia 22, com um almoço na Embaixada da Itália para celebrar a amizade entre os dois países; em outubro, estão previstas uma série de atividades pedagógicas nas escolas, e em novembro um grande baile, tendo como tema Baile de Máscaras em Veneza. Em 2019,  entre o final de maio e início de junho, será a vez da Caravana Histórica para a Itália, que passará por locais ligados à heroína como o Monumento a Anita Garibaldi em Roma, e a Ilha de Caprera, onde Garibaldi foi enterrado.

Mais informações sobre o evento poderão ser obtidas pelo telefone (61)9.8409-1386.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100