Universidade abre seleção para refugiados e portadores de visto humanitário

Seleção é válida para o ano letivo de 2019 e as inscrições devem ser feitas até 19 de agosto

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) abriu as inscrições do processo seletivo para refugiados e portadores de visto humanitário. Localizada em Foz do Iguaçu (PR), a instituição de ensino superior oferece, nessa modalidade de ingresso, 29 vagas. A seleção é válida para o ano letivo de 2019 e as inscrições gratuitas devem ser feitas até 19 de agosto, por meio de formulário eletrônico.

De acordo com o edital, podem participar do processo estrangeiros de qualquer nacionalidade que tenham o status de refugiado reconhecido no Brasil, ou seja, solicitantes de refúgio, ou que sejam portadores de visto humanitário. No caso dos candidatos que não tenham o espanhol como língua oficial, será necessário atender a pelo menos um dos seguintes quesitos: apresentar certificação internacionalmente reconhecida de proficiência em Língua Espanhola (CELU ou DELE) ou em Língua Portuguesa (Celpe-Bras); residir no Brasil há pelos menos seis meses; ou comprovar residência mínima de seis meses em algum país de língua hispânica.

 

Além disso, é necessário que o candidato não tenha nacionalidade brasileira, mesmo que binacional; tenha concluído o ensino médio ou formação equivalente; não possua vínculo ativo com a UNILA; e tenha, no mínimo, 18 anos até o dia 15 de fevereiro de 2019.

No ato da inscrição, o candidato deverá anexar, em formato PDF, uma ficha de declaração (presente no edital), um documento que comprove sua situação legal no Brasil e um certificado ou diploma de conclusão do ensino médio. A data provável de início das aulas é março do ano que vem.

 

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100