Saiba como migrar para o Regime de Previdência Complementar

Prazo para mudanças vai até o próximo domingo (29). Funcionários do Poder Executivo devem fazer a mudança pela internet ou na área de recursos humanos do órgão

O prazo para servidores do Poder Executivo Federal migrarem para o Regime de Previdência Complementar (RPC) está próximo de encerrar. Quem optar por fazer a mudança pelo Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) tem até 23h59 do próximo domingo (29) para garantir o direito a um benefício especial quando se aposentar. É possível, também, solicitar a migração diretamente na área de recursos humanos do órgão até a próxima sexta-feira (27).

 

De acordo com o Ministério do Planejamento, servidores empossados antes da instituição do RPC - 04 de fevereiro de 2013 (Poder Executivo) e 07 de maio de 2013 (Poder Legislativo) - e que recebem acima do teto do INSS podem aderir à Funpresp na modalidade Participante Ativo Normal. Nesse caso, um dos principais benefícios está a contrapartida da União, que para cada R$ 1 pago pelo servidor contribui com mais R$ 1, dobrando, assim, a contribuição real.

Já os servidores que foram empossados no mesmo período, mas que recebem abaixo do teto do INSS, a opção é aderir ao modelo Participante Ativo Alternativo. Aqui, o salário de participação é definido pelo próprio participante e o benefício não inclui a aposentadoria por invalidez e pensão por morte, por exemplo. 

 

Quem pode migrar

Servidores que ingressaram no Poder Executivo Federal antes de 4 de fevereiro de 2013 ou no Poder Legislativo antes de 7 de maio de 2013. De acordo com a Lei nº 13.328/2016, o prazo de opção para a migração é 24 meses, a contar da data da sanção da lei, em 29/7/2016.

Benefício Especial

Quem optar pela migração terá direito a um Benefício Especial a ser pago pela União assim que se aposentar no serviço público. O benefício é calculado pela média das 80 maiores remunerações no serviço público e o tempo de contribuição até o momento da migração.

Como fazer a migração

Pode ser feita por meio do Sigepe, no menu “Optar por vinculação ao RPC”. Posteriormente é necessário imprimir três vias do formulário e entregar ao RH do órgão em que o servidor trabalha, para homologação.

A migração acarreta automaticamente adesão à Funpresp?

Não. Após a migração, o servidor pode optar ou não pela adesão à Funpresp, que pode ser feita a qualquer tempo. O dia 29/7 é o prazo final para migração de regime. A adesão ao plano de previdência da Funpresp é facultativa e independe de o servidor migrar ou não.

Como fazer a adesão à Funpresp

Após a área de RH do órgão processar a migração para o RPC, o servidor poderá aderir à Funpresp e escolher um plano de benefícios. Basta acessar o Sigepe e escolher no menu a opção RPC/Aderir. É necessário imprimir 3 vias do formulário de inscrição e entregar no RH do órgão para homologação. A adesão também pode ser feita diretamente com os representantes da Funpresp localizados em 11 estados ou na sede da entidade em Brasília.

 

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100