Nesta sexta-feira (13/7), a Revista Águas Claras recebeu a visita do Major Cassaro, Comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, desde o dia 25 de maio de 2018.
Na oportunidade, o Major explicou que a área de maior incidência criminal hoje é o Areal. Durante a entrevista, o Comandante mostrou o Balanço Criminal do Viva Brasília feito pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. O documento mostrou que quase todos os índices caíram de 2017 para 2018.
Foi esclarecido, também, que os homicídios no Areal provêm de grupos rivais relacionado ao consumo de drogas.
Questionado qual será a linha de trabalho em Águas Claras, Major Cassaro explicou que a política de comando adotada será em cima das manchas criminais freqüentes, mas por questão de segurança e efetividade da operação não serão divulgados os horários, dias e locais das operações. “Esse trabalho começou em 30 de maio, sendo feitas 5 operações na Vicente Pires, 2 no Areal e 1 na Arniqueiras. O Resultado da operação foi bem positivo e com produtividade satisfatória. Ao total, foram 8 presos que praticaram diversos crimes”, explica Cassaro.
Outra ação do Comandante é a inserção de viaturas em locais estratégicos em horários de pico como 8h e 18h. Por exemplo, em Águas Claras, uma viatura fica posicionada próximo ao DF Plaza Century.
O Major passou uma informação que muito reforçará a segurança de Águas Claras. O 17º Batalhão está recebendo 10 viaturas do efetivo administrativo da corporação que estão sendo enviadas para Vicente Pires e as que já estavam presentes na Região Administrativa serão realocadas em Águas Claras. Essa ação será feita durante 30 dias no Vicente Pires.
Uma estratégia importante é que uma nova medida está sendo adotada desde 2016 agilizando o trabalho. Agora a Polícia Militar faz o termo circunstanciado, na hora da autuação, de crime de menor potencial ofensivo, tais como porte de consumo de drogas ou perturbação do sossego e a pessoa autuada posteriormente comparecerá em juízo. “Isso está em fase final de implantação no CPRO que agrega Águas Claras, Vicente Pires e Arniqueiras, além de Taguatinga e Samambaia.
Major Cassaro finaliza fazendo um alerta. Segundo ele, o trabalho da segurança não é feito somente pela Polícia Militar, é preciso a colaboração de outros órgãos. “A ação positiva da Polícia Militar é feita com a colaboração de muitos atores do governo”, defende.