O início das férias escolares que começa agora em julho influencia na redução da frota e freqüência de ônibus em circulação pelo Distrito Federal. Segundo o DFTrans , é esperado que durante esse período que o número de passageiros caia cerca de 22% com a ausência dos alunos. O problema fica para quem não tem qualquer alteração da rotina. Na primeira segunda-feira de mudança, trabalhadores enfrentam longa espera e coletivos lotados.
Ao todo, 447 linhas sofrerão alterações até o dia 29 de julho. Segundo o DFtrans, um estudo avaliou as demandas de cada linha e “as que são mais demandadas podem até continuar sem redução da frota”. Hoje, 2,7 mil veículos são distribuídos em 860 linhas para atender 900 mil passageiros diariamente. Segundo a autarquia, técnicos vão monitorar a operação para que, se necessárias, sejam feitas novas modificações.
A reclamação é geral. Passageiros que dependem de ônibus criticam as mudanças anuais. Um morador de Samambaia cansou de aguardar o ônibus para a Asa Norte após uma hora de espera e foi para Taguatinga, onde, enfim, conseguiu seguir viagem.