O retrato de nossa Capital

Poder andar em segurança pelas ruas planejadas de uma cidade que nasceu para ser "um sonho", um dia já foi possível. Assim como era possível também, chegar em uma unidade pública de saúde e ser atendido com dignidade. Um lugar de construção, de crescimento, de esperança. Essa era Brasília.  A cidade que, ao ser criada, recebeu sotaques, culturas e costumes de pessoas que vinham de todas as regiões do Brasil para conhecer de perto este grandioso empreendimento histórico. Sonhos. Isso que nos fascinou. E, foram vividos, mas só por um determinado tempo.

Muito me entristece ver que hoje despertamos desse encanto e nos deparamos com a realidade de uma cidade abandonada. Não existe segurança, ninguém pode mais andar nas ruas. As pessoas estão morrendo nas filas dos hospitais. Falta tudo por lá: profissionais, medicamentos, equipamentos entre outros. Também não temos  transporte público digno, até o trem está descarrilhando por falta de manutenção. Nas escolas não tem merenda. Tampouco estrutura para as crianças estudarem. Sem contar o descaso com nossos professores. Uma cidade desenvolvida, que dado momento, foi considerada a terceira mais rica do Brasil, está com a economia caindo. Os comércios estão fechando as portas e os desempregados aumentando.

Nossas crianças não tem opções de lazer, merendas dignas nas escolas e faltam creches para hospedá-las. Esse é o retrato de nossa capital. Esta JOVEM cidade - avaliada por alguns como envelhecida -  está com as estruturas (tão bem projetadas) abaladas por falta de manutenção: até os viadutos estão caindo. Nossa àgua também está escassa! Caos e abandono resumem o estado desta capital.

Em quase quatro anos como parlamentar neste mandato,visitando diariamente as regiões administrativas, percebo algo que me emociona: a esperança permanece acesa no coração das pessoas, que afirmam: “tudo isso vai passar”.

E estão certos. Está passando. Quase acabando. Acabando para podermos recomeçar. Reconstruir. E é essa esperança que me motiva.

E, justamente por também ACREDITAR que nossa capital será novamente um exemplo de qualidade de vida, que luto, incansavelmente, pelo RESGATE dela. Luto pelo resgate de um sonho, interrompido pela inércia, pela irresponsabilidade, pela falta de comprometimento e de amor por essa cidade. Uma cidade que será o berço acolhedor de meus filhos, netos e de todas as gerações vindouras que certamente terão muito orgulho de viver aqui.

 

Raimundo Ribeiro

Deputado Distrital - MDB

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100