Escolas públicas abordam educação alimentar em sala de aula

Os currículos dos ensinos fundamental e médio de todo o país deverão incluir o tema educação alimentar e nutricional nas disciplinas de ciências e biologia. A regra vale a partir de novembro, conforme a Lei nº 13.666, publicada em maio no Diário Oficial da União. No Distrito Federal, no entanto, a aplicação dos conceitos já ocorre desde 2015, segundo a Secretaria de Educação.

De acordo com a pasta, turmas da educação infantil, dos ensinos fundamental e médio, da educação de jovens e adultos (EJA) e do ensino especial recebem informações sobre práticas saudáveis e orientações nutricionais. O conteúdo é abordado em disciplinas diversas, como biologia, estudos sociais, história, língua portuguesa e matemática.

 Projeto Escola Saudável, no Guará, é exemplo de aplicação transversal do tema

Iniciado pela Regional de Ensino do Guará em março deste ano, o projeto Escola Saudável aplica o tema transversal de educação alimentar e nutricional.

Na disciplina matemática  ocorre no trabalho com o rótulo dos alimentos, pois é possível observar as quantidades e os valores calóricos.

Calendário Alimentação Escolar 2018

Uma das medidas para incluir o tema no ambiente educacional foi a elaboração do Calendário Alimentação Escolar 2018, que prevê ações relacionadas ao assunto e que podem ser desenvolvidas pelos nutricionistas nos colégios.

Em fevereiro, o material foi distribuído às unidades de infraestrutura e apoio, responsáveis por cuidar de alimentação e transporte dos alunos.

O calendário dividiu o ano em três quadrimestres. O primeiro (janeiro a abril) teve como público-alvo a educação infantil, que inclui a creche e a pré-escola.

 

No segundo quadrimestre (maio a agosto), o foco recairá sobre os matriculados nos ensinos fundamental, médio e especial. O terceiro (setembro a dezembro) será voltado aos alunos da EJA.

 

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100