Voluntários reforçam trabalho dos professores com turmas de alfabetização no DF

Estudantes dos dois primeiros anos do ensino fundamental de 119 escoas de Brasília passam a ter um novo formato na alfabetização. Sempre acompanhado pelos professores, os alunos com idades entre 6 e 7 anos, passaram a conviver, neste ano letivo, com outro educador dentro da sala de aula: o assistente de alfabetização.

 A função que é feita de forma voluntária paga ao assistente uma ajuda de custo que varia entre R$ 150 e R$ 300.

 O recurso é repassado pelo Ministério da Educação, responsável pelo programa Mais Alfabetização, que, por meio de apoio técnico e financeiro, prevê a presença dos assistentes em colégios das redes públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal. No DF, o projeto foi possível após a Secretaria de Educação aderir ao programa nacional.

 De acordo com a Secretaria, no DF estão previstos três momentos de avaliações de desempenho em língua portuguesa e matemática. Assim, será possível acompanhar o programa em cada escola, além de subsidiar a tomada de decisões por parte dos gestores educacionais.

 Seleção do assistentes de alfabetização

Os voluntários são escolhidos pelas Secretarias e cada um pode atender até oito turmas.

 Eles devem se comprometer a:

·         apoiar o professor no auxílio às crianças que mais precisam de ajuda e reforço

·         conduzir, quando orientado pelo professor, a mediação de grupos em sala de aula

·         ajudar o professor nas atividades estabelecidas por ele
acompanhar o desempenho escolar do aluno

·          

A escolha dos profissionais é feita por uma comissão, formada por gestores, professores e equipe pedagógica das escolas.

Atualmente, há 140 assistentes na rede de ensino do DF. Além das 119 que já estão com o programa em andamento, outras 123 escolas estão cadastradas e aguardam a liberação da verba.

Os recursos são mantidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e o repasse é feito por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100