O trabalho acontece às sextas-feiras até 29 de junho
A Unidade de Acolhimento para Idosos (Unai), da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, ganhou uma nova motivação para as sextas-feiras. O ateliê de pintura, proposto pela aluna de artes visuais da Universidade de Brasília (UnB) Camilla Dantas, tem mudado a rotina dentro do abrigo.
O projeto que começou em abril e segue até 29 de junho na unidade de Taguatinga. As oficinas têm como objetivo promover a troca de conhecimento entre os idosos, além de propor atividades de socialização. As aulas ministradas voluntariamente por Camilla contam com apoio da equipe psicossocial da Unai.
De acordo com a coordenadora da unidade, Daiane Guedes, o ateliê de pintura tem influência positiva na vida dos residentes. “A proposta trouxe momentos de distração e de diversão para eles”, explica.
Para José Ferreira, de 63 anos, o curso foi a melhor coisa que lhe aconteceu nos últimos anos. “Achei a ideia inteligente. Sempre gostei de ler sobre a história da arte e agora posso ter um contato mais próximo”, comenta. Ele está no abrigo desde dezembro de 2017.
Camilla Dantas, que é responsável pelo projeto, espera que as aulas contribuam de fato na vida dos idosos acolhidos no abrigo temporário. “A expectativa é que eles se desenvolvam de alguma forma, seja social ou artística. Utilizamos a arte como um instrumento para que eles aprendam quaisquer outras coisas”, pontua.
O ateliê de pintura foi planejado por dois anos e apresentado na Semana Universitária da UnB de 2017 para que fosse avaliado pelo público e posteriormente aperfeiçoado.
A atividade integrou um painel do minicurso do Laboratório de Práticas Dialógicas em Educação, em 24 e 25 de outubro de 2017. Todos os materiais utilizados foram doados por alunos e simpatizantes do ateliê.