A pesquisa científica e tecnológica e a inovação no ambiente produtivo do Distrito Federal ganharam um estímulo nesta quinta-feira (3). O governador regulamentou uma norma que estimula o desenvolvimento de pesquisas científicas e startups no DF.
A regra ficou conhecida como PL da Inovação. Isso tornou o DF como a primeira unidade da Federação a ter uma legislação de inovação local.
Durante a sanção da lei, o governador Rodrigo Rollemberg explicou que a medida vai trazer tranqüilidade ao setor. “A lei permite compartilhar espaços, laboratórios e equipamentos, e isso cria uma sinergia que busca o desenvolvimento científico e tecnológico”, defendeu.
Na ocasião, o Secretário- Adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Chubaci defendeu que a norma estimula também a criação de emprego e renda.
A iniciativa vai proporcionar, por exemplo, que a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) fomente, por meio de um bônus tecnológico, o desenvolvimento de startups e empresas privadas da área de tecnologia de informação.