Governador Rollemberg anuncia fim do racionamento para 15 de junho

Nesta quinta-feira (3/5), o Governador Rodrigo Rollemberg (PSB) divulgou o fim do racionamento para o dia 15 de junho. O rodízio que começou há 15 meses, em janeiro de 2017, deixou os brasilienses com as torneiras secas uma vez a cada seis dias.

O chefe do Executivo local disse, em entrevista, que a decisão é o resultado ao “esforço da população nesse um ano e três meses [de racionamento], dos agricultores, que mudaram a forma de irrigação, e das obras de captação de água inauguradas pelo governo de Brasília.”

No início do racionamento, os índices da Barragem do Descoberto chegavam a 19,1% da capacidade. O de Santa Maria estava com 41%. Nessa quarta (2), os sistemas tinham níveis de 90,9% e 56,4%, respectivamente.

 

O Descoberto apresentou a maior recuperação. Em 7 de novembro de 2017, chegou a ter apenas 5,3% do volume – foi a pior baixa da história.

O anúncio foi feito no Palácio do Buriti, ao lado do Secretário de Agricultura, Argileu Martins, e do presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Maurício Luduvice.

 “Nós estamos fazendo do ponto de vista absolutamente técnico. Todas as análises feitas pela Adasa com o menor nível de afluência para o reservatório do Descoberto, nos levam a uma projeção de ter um menor volume no final de novembro, algo em torno de 21, 9% da capacidade do reservatório quando teremos novamente um período de chuva e em dezembro teremos a inauguração da obra de Corumbá”, disse o governador.

 

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100