Águas Claras celebra 15 anos em 6 de maio

 

Mês de maio é um momento de festa para Águas Claras. A jovem cidade completa 15 anos e já dispara como a região mais bem quistas para fixar residência em Brasília.

 

Caracterizada por construções verticalizadas, Águas Claras tem como perfil jovens moradores que moram sozinhos ou recém-casados.

 

A região contabiliza mais de 150 mil moradores contemplando os setores Arniqueiras, ADE, Vila Areal e Águas Claras. Além disso a cidade tem 722 edifícios construídos, 143 em construção e 277 lotes vazios.

 

A cidade, localizada em região estratégica que fica somente a 22 quilômetros de distância do Plano Piloto, é conhecida pela sua diversidade de estabelecimentos comerciais e os atrativos de lazer divididos em bares, confeitarias e restaurantes. Outra característica peculiar de Águas Claras é a mobilização de seus moradores por meio das redes sociais. Os grupos de discussão ganham peso nas decisões da cidade.

 

A movimentação por parte dos residentes pode ser percebida pela Associação de Moradores e Amigos de Águas Claras (AMAAC) que se mobiliza em busca de melhorias além de ter a função de fiscalizar as irregularidades que acontecem.   A AMAAC trabalha na defesa de políticas públicas de interesse comunitário.

 

Segundo o presidente da Associação Roman Cuattrin, a AMAAC vive intensamente a cidade participando de suas necessidades e melhorias. Além do viés fiscalizador ao acompanhar a execução das obras e apontar eventuais deficiências para correções. A AMMAC também atua na promoção de ações culturais com a realização de alguns eventos, tais como Cinema na Praça, Semana Sabor e Caminhada contra o Câncer de Mama.

 

 

Na visão de Roman nesses 15 anos de existência Águas Claras melhorou em todos os sentidos. “O poder público passou a olhar Águas Claras e propiciar infraestrutura. Nos últimos 10 anos vimos a conclusão de viadutos, o asfaltamento chegar a quase 100% das vias, a implementação de ciclofaixas, a abertura de posto de vacinação e as inaugurações do quartel da PM, do quartel de Corpo de Bombeiros e do Fórum. Tudo isso beneficia o morador de Águas Claras”, explica.

 

Porém, Roman defende de que muito ainda pode ser feito. “Precisamos de calçadas, de árvores, da implantação dos Parques Central e Sul, da conclusão de urbanização de todas as praças, construção de paradas cobertas e abertura da estação Estrada Parque do Metrô”, defende o presidente da AMAAC.

 

A Administradora de Águas Claras, Jerusa Ribeiro que assumiu a gestão da cidade em janeiro desse ano sabe das reivindicações dos moradores e das necessidades da região. “Em um curto espaço de tempo preciso colocar a casa em ordem. No início da minha gestão enfrentamos a greve da Novacap prejudicando a operação tapa buracos”, conta.

 

A gestora de Águas Claras conta que logo quando assumiu a Administração fez um grande cronograma de operação tapa buracos por endereços, mas com a chegada da greve isso atrasou os prazos, mas a mesma garantiu que o cronograma já está sendo executado. “Eu preciso ver as coisas começarem e terminarem. Meu primeiro objetivo é executar o cronograma da operação Tapa Buraco”, afirma.

 

Jerusa que veio até a redação da Revista Águas Claras esclarece que sabe que os problemas relacionados ao trânsito é uma necessidade de Águas Claras. Ela diz que estão sendo instalados junto ao Detran dois semáforos próximos ao balão da Unieuro e que essa medida está desafogando as vias.

 

Questionada pela equipe de reportagem sobre melhorias na infraestrutura da cidade, Jerusa afirma que a Deputada Telma Rufino destinou uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão de reais para a construção de novas calçadas. A estimativa é que sejam construídos 12.000 quilômetros de calçadas com acessibilidade e com previsão de entrega até o fim do ano.

 

Jerusa também esclareceu sobre uma solicitação enviada pela AMAAC sobre a construção de uma escola pública na cidade. A Administradora recebeu o documento durante uma reunião do Conseg e informou que terrenos para a construção de uma instituição pública de ensino existem, mas quem determina o uso desse espaço é a Secretaria de Educação, haja vista que os terrenos pertencem à pasta.

 

Jerusa informou que os 15 anos da cidade será comemorado em grande estilo com uma vasta programação durante todo o mês de maio.

 

Algumas ações como o retorno da Operação Cidade Limpa que deve acontecer entre os dias 07 de maio e 21 de maio. A Administração pede que as solicitações da população sejam enviadas nas redes sociais.

 

Outro presente que a cidade vai ganhar é a devolução da Quadra próximo ao Colégio Sigma para a comunidade. A quadra está em reforma e deve ser entregue próximo ao aniversário da cidade.

 

Outra novidade é a implementação de linhas circulares. Todo esse projeto está sendo articulado com o DF Trans e Metrô. O intuito é viabilizar a mobilidade.

 

No dia 05 de maio, vai acontecer a 2ª edição do Desfile Cívico e Militar em Águas Claras. O evento reunirá mais de 1300 alunos de escolas públicas e privadas, além da participação das Forças Militares e da parte cultural da cidade.

 

Além disso, a programação de aniversário contará com a realização do Sarau Cultural que vai acontecer nas principais praças de Águas Claras.

 

No dia 25 de maio acontece o Pedal Noturno um projeto que faz parte das comemorações do Maio Amarelo e contempla as festividades do aniversário de Águas Claras. O percurso será iniciado no DF Plaza e os ciclistas farão uma volta na cidade.

 

A gestora de Águas Claras enfatizou como é importante a participação da população no processo de gestão. “Tenho que agradecer as demandas enviadas pela população. Eu não consigo ver tudo. A comunidade são os meus olhos”, esclarece.

 

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100