Vacina contra Influenza: DF registra filas e espera de duas horas no 1º dia de vacinação

Secretaria de Saúde garante que há doses suficientes para todo o público-alvo. 

 

Começou nesta segunda-feira (23/04) a  20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza . A vacinação  segue até 1º de junho. Os brasilienses do grupo prioritário que procuraram a imunização nas primeiras horas do dia enfrentaram filas quilométricas e superior a duas horas. Em alguns postos, as vacinas acabaram. A dose previne contra H1N1 e H3N2, subtipos do vírus Influenza A e a Influenza B, respectivamente.

O Distrito Federal tem, atualmente, 114 salas de vacina nas unidades básicas de saúde (UBS) em funcionamento  durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2018. Os locais estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas UBS que possuem até três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). As unidades maiores, com quatro ou mais estafe, atenderão das 7h às 19h.

Em nota, a pasta informou que não há motivo de preocupação. Confirmou a grande procura nesta manhã, mas garantiu que tem “vacina suficiente para imunizar todos os pacientes que pertencem ao público-alvo”.

Quem pode vacinar na rede pública


Fazem parte do grupo prioritário idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indivíduos privados de liberdade e funcionários do sistema prisional.

 

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem se imunizar. Nesse caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Já os pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) podem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a dose da vacina.

O Ministério da Saúde informou que ao total são 54,4 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.  A pasta esclareceu que foram adquiridas 60 milhões de doses que serão entregues aos estados por etapas. 

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, segundo o governo brasileiro, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados, portanto, os indivíduos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Prevenção


Para o Secretário de Saúde, Humberto Fonseca, o objetivo é vacinar, neste ano, 706.988 pessoas no DF, com a meta de cobertura de 90% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação. Como o vírus da Influenza H1N1 já está circulando na região, Fonseca reforçou a necessidade de a população se integrar à campanha.

“O principal mecanismo de prevenção é a vacina. As pessoas podem procurar ao longo da semana, não precisa ser apenas em 12 de maio, o Dia de Mobilização Nacional (Dia D). Até 1º de junho, estamos bem abastecidos e as imunizações serão feitas em todas as unidades básicas de saúde”, explica Fonseca.

O Ministério da Saúde distribuirá um total de 750 mil doses da vacina para a Secretaria de Saúde, sendo que 400 mil já foram recebidas e destinadas às salas de vacinação. No Dia D, a pasta espera atender aproximadamente 200 mil pessoas no Distrito Federal.

 

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100