O resultado do concurso para escolha do plano urbanístico de ocupação foi revelado neste sábado (21/4)
Espaços para banho, decks, trilhas e ciclovias. O plano urbanístico de ocupação da orla do Lago Paranoá foi apresentado neste último sábado (21/4) durante a programação de comemoração ao 58º aniversário de Brasília. O projeto vencedor do concurso público realizado pelo Governo de Brasília é assinado por um arquiteto de Curitiba (PR). A escolha dos júris pela proposta de Eron Danilo Costin foi unânime.
O projeto engloba 39km dos 109km do perímetro do Lago Paranoá. O concurso teve cinco etapas. A primeira começou em 18 de dezembro de 2017, foi dado o prazo de consultas, respostas, julgamentos, até o resultado. Nesse período, a comissão julgadora analisou 22 planos homologados e sigilosos.
As sugestões dos brasilienses, por meio de enquete e consulta pública do Plano Orla Livre, foram consideradas na elaboração do concurso e tiveram que ser observadas pelos arquitetos participantes da disputa.
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) comemorou: “É um projeto bonito, que permite a democratização do lago”. E completou: “O Paranoá é nossa praia e não pode ser de alguns, precisa ser de todos”.
Rollemberg, no entanto, não definiu prazo para o lançamento da licitação para as obras que podem tirar o plano do papel nem a origem dos recursos. Questionado, ele afirmou: “Estão todos tomando conhecimento do projeto. Agora, vamos ver quais serão os procedimentos”.