Acondicionar os alimentos de forma correta faz toda a diferença nos hábitos alimentares
(Reprodução)
Combater o desperdício, mais do que uma forma de economizar dinheiro, é uma maneira eficaz de proteger o meio ambiente. Não é necessário realizar grandes mudanças para causar algum impacto real em favor do planeta. Acondicionar os alimentos de forma correta aumenta a durabilidade e a conservação dos produtos.
O problema do desperdício se agrava uma vez que, quando a comida é descartada, os outros insumos de sua produção (embalagens, água usada na fabricação, transporte etc) também não são aproveitados. Isso aumenta a quantidade de lixo e contribui para a má distribuição dos alimentos no planeta.
Na hora de cozinhar, dê preferência aos alimentos que estão próximos do fim da validade. Além disso, aproveite talos e partes não convencionais para bolos, mexidos e outras sobras.
Antes de guardar frutas, verduras e legumes na geladeira, higienize-os e os seque. Depois de consumir, guarde esses alimentos em embalagens hermeticamente fechadas e de vidro para evitar a proliferação de bactérias.
Evite preparar apenas um tipo de refeição para a semana inteira. A monotonia no prato pode causar até deficiências nutricionais. Cozinhe pequenas porções e, após a refeição, guarde as sobras de alimentos em recipientes fechados com tampa.