Evite atividades de risco, não faça compras online, não utilize nada que solicite dados financeiros, nem informações pessoais
(Reprodução)
Até alguns anos atrás, não encontrávamos muitos locais públicos com WiFi gratuita. Hoje, por outro lado, as redes sem fio públicas estão presentes em lanchonetes, cafeterias, shoppings, praças, escolas e diversos locais. Conectamos sem dificuldades, navegamos, usamos as redes sociais e aproveitamos as conexões para checar emails.
Outro risco é o hacker podendo acessar todo o conteúdo de seu computador, tendo acesso a fotos íntimas e outras coisas que você não deseja compartilhar publicamente. Essas imagens podem ser postadas nas suas redes sociais, pois o mesmo invasor pode conseguir suas senhas.
No caso é preciso tomar muito cuidado, pois a pessoa que criou a rede pode configurar o firewall para desviar o tráfego de dados. Essa artimanha pode facilitar a obtenção de senhas e dados da sua navegação. Depois de obter suas informações, o sujeito que ofereceu o WiFi falso pode guardar os dados para usar posteriormente.
Mantenha os programas de segurança instalados no computador, tenha certeza de que seu firewall está ativo, não acesse o site do banco usando as redes públicas, procure usar senhas complexas em seus logins, tome cuidado com páginas suspeitas e, se puder, acesse apenas o básico.