Dirigir na chuva com segurança

Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito sob a chuva

Dirigir em dias de chuva requer atenção  -   EMIDIO MARQUES/ARQUIVO JCS (22/12/2017)

(Reprodução)

Dirigir sob a chuva forte requer cuidados especiais e atenção redobrada. Assim que a chuva começar, a primeira ação é ligar o limpador de para-brisa. A velocidade do limpador deve ser ajustada de acordo com a intensidade da chuva. O equipamento é essencial para melhorar a visibilidade, por isso, é importante sempre verificar a condição das borrachas. Um limpador de para-brisa com a borracha desgastada pode prejudicar a visibilidade, aumentando o risco de acidente.

Em dias de chuva ou tempestade, também é importante ampliar a distância do veículo à frente, pois a pista tende a ficar escorregadia. Caso a chuva esteja muito forte e o motorista fique sem nenhuma visibilidade, deve parar em um local seguro e aguardar a chuva diminuir.

Manter o farol baixo ligado melhora a visualização dos veículos, principalmente se houver neblina. Nunca use farol alto, pois o reflexo da luz ofusca a visão dos outros motoristas. Também não use o pisca-alerta com o carro em movimento, pois o motorista de trás pensará que seu veículo está parado.

A melhor forma de prevenir é sempre trafegar com pneus em bom estado (sem estar liso) e reduzir a velocidade em dias de chuva. Mas se ainda assim o seu carro aquaplanar, mantenha a calma, retie o pé do acelerador, não pise nos freios nem vire a direção até que os pneus voltem a entrar em contato com a pista.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100