Excesso de sal bloqueia fluxo de sangue no cérebro

É importante ressaltar também que o sal está presente em vários alimentos, como o molho shoyo, e, principalmente, os industrializados, incluindo refrigerantes. É preciso ficar de olho no que é consumido

Resultado de imagem para Excesso de sal bloqueia fluxo de sangue no cérebro,

(Reprodução)

O sal é conhecido pelo risco à saúde cardíaca, já que pode aumentar a pressão arterial. A substância também tem o potencial de comprometer o funcionamento do cérebro, causando complicações parecidas com as da demência e reforçam a necessidade de manter a dieta equilibrada para prevenir doenças crônicas e debilitantes.

O efeito é devido à acumulação no intestino de uma classe especial de linfócitos chamados células IL17, que produzem grandes quantidades de citocinas IL17. A IL17 entra na circulação sanguínea e atua nas células endoteliais do cérebro, que alinham os vasos sanguíneos e reprimem a produção de óxido nítrico.

O óxido nítrico é fundamental para relaxar os vasos sanguíneos do cérebro, permitindo, dessa forma, que chegue ao órgão a quantidade de sangue necessária. Essa perda de óxido nítrico reduz o suprimento de sangue para o cérebro e causa disfunção neuronal que leva à cognição prejudicada. Portanto, o alto teor de sal na dieta é capaz de prejudicar a função cerebral. O cérebro é extremamente dependente de obter a quantidade certa de sangue no momento certo. Se o fluxo sanguíneo não é compatível com o que precisa, as coisas dão errado.




Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100