Bituca de cigarro: uma grande vilã ambiental

A bituca não é biodegradável, pense bem antes de jogá-la fora de forma incorreta

Imagem relacionada

(Reprodução)

A preocupação em relação aos números é grande porque um dos esportes mais praticados pelos fumantes é o lançamento de bitucas, que se familiarizou nas ruas de muitas cidades, trazendo o terrível inconveniente das pequenas montanhas de bitucas em frente a bares, o que prejudica a cidade e o meio ambiente.

E em relação aos outros tipos de lixo, a bituca de cigarro parece ser inofensiva quando lançada nas ruas e avenidas, no entanto, o estrago que esse pequeno objeto causa é muito maior do que muita gente imagina.

Para se ter uma ideia, o tempo de decomposição de uma bituca descartada incorretamente pode chegar a até cinco anos, principalmente se for jogada no asfalto. Sem contar o fato de que ela contém mais de mil substâncias tóxicas, o que prejudica o solo, contamina rios e córregos e entope tubulações e bueiros, sendo um dos fatores que causa as enchentes.

A bituca de cigarro é uma das principais causadoras de incêndios. Essas queimadas, provocadas pelo contato da bituca com a vegetação, provocam danos ambientais e ainda reduzem a segurança em locais próximos de postas, por conta da fumaça que impede uma melhor visibilidade dos motoristas.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100