Verão: sol, calor e maior risco para doenças oculares, inclusive nas crianças

Alerta para a importância do uso de óculos de sol para proteção contra os raios UVA e UVB

(Reprodução)

Férias e verão, tudo junto e misturado. Sem dúvidas, a estação do ano mais divertida para adultos e crianças que buscam praias, piscinas, parques de diversão, além de circularem por festas com grandes aglomerações. Especialista alerta, no entanto, que os cuidados com os olhos nessa época do ano devem ser redobrados, pois é nesse período que há maior incidência de doenças oculares como conjuntivite, olho seco, alergias e transtornos ocasionados pela exposição excessiva à radiação solar.

Uso de óculos escuros em crianças muito pequenas é uma questão controversa, como a criança não nasce com a visão totalmente desenvolvida, o uso frequente de óculos escuros antes dos três anos de idade pode causar alterações nesse desenvolvimento, o certo é a utilização de outras alternativas para criar essa barreira física, como viseira, chapéu com aba larga ou boné.

Dentre as doenças oculares causadas pelo  excesso de radiação solar, estão o carcinoma da conjuntiva, um tumor maligno que pode atingir a camada superficial do olho a pinguécula, uma lesão amarelada e pouco elevada que se forma na conjuntiva, próxima à córnea o pterígio, formação espessa e vascularizada da conjuntiva que avança sobre a córnea a ceratite, inflamação da córnea a catarata, a retinopatia solar, lesão na retina causada pela exposição direta dos olhos ao sol por período prolongado e a degeneração macular, doença degenerativa da retina que provoca perda progressiva da visão central.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100