Levantamento da Codeplan indica que empresas criativas fomentam mercado e aumentam a qualidade de vida em regiões administrativas
(Reprodução)
Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia são as três regiões administrativas com a maior concentração de microempreendedores individuais (MEI) associados com cultura do Distrito Federal. A presença desses negócios fomenta o mercado de trabalho nas regiões.
A informação é de levantamento divulgado pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), fez uma análise do mercado de MEIs associados à cultura na cidade no auditório da sede da companhia.
Esse aglomerado de empresários da área nas regiões forma o que o documento estabelece como clusters — redes de produção cultural e criativa com organização não vertical.
Como os MEIs são trabalhadores individuais, eles fazem e demandam serviços uns dos outros. Entre os exemplos fornecidos pela pesquisa estão serviços freelance para empresas maiores e organizações entre os empreendedores para fazer projetos complementares.
Além disso, eles prestam serviços para outros agentes econômicos locais, como comércios e escolas. Com isso, fortalecem a economia nas três regiões administrativas.
A intenção é levantar dados sobre consumo, acesso, mão de obra, grupos culturais, localização e evolução temporal da economia criativa do DF.