Design sustentável é tendência para 2018

Designer de interiores ressalta a importância da decoração unida a sustentabilidade

Outras alternativas são os móveis feitos de material reciclável como metais, vidro e plástico
(Foto: Reprodução/Internet)

Com o desenvolvimento social, o cuidado com a natureza tornou-se ponto fundamental, isso não envolve apenas reciclagem ou coleta. Conhecido como sustentabilidade, este método colabora para o uso de um material por um prazo maior, ele também revela a interação do ser humano com o mundo, tendo grandes benefícios para gerações futuras, mas também em questões sociais e econômicas. Além disso, a possibilidade de ajudar também engloba as áreas de arquitetura e design, assim como trabalha o designer de interiores Eduardo Kacinskis, abrangendo tanto novos materiais como peças da decoração já existentes.

Leia mais notícias em Cidade

“Sou pioneiro em sustentabilidade, não gosto de desperdício e penso que as peças podem ser reconfiguradas, transformadas e novamente fazerem parte de ambientes de bom gosto e cultivar os valores da tradição a família”, explica Kacinskis.

A decoração sustentável ganha cada vez mais força. O eco-friendly também é tendência nos móveis, ou seja, em vez de madeira, as peças são feitas com bambu de reflorestamento, ele é mais barato e mais resistente. Outras alternativas são os móveis feitos de material reciclável como metais, vidro e plástico.

A sustentabilidade pode envolver também a iluminação do local. A luz natural pode ser aproveitada por meio de janelas grandes, paredes de vidro, dispositivos que reflitam e rebatam a luz, clareando os ambientes. Desta forma, economiza-se no uso de lâmpadas.

Outro item que poucos sabem é a tinta, atualmente existem nos tipos naturais e ecológicas. Elas são fabricadas com matérias-primas naturais, sem sintéticos ou insumos derivados de petróleo em sua composição. As tintas tradicionais possuem componentes químicos que são prejudicais para a saúde e para o meio ambiente como metais pesados e fungicidas sintéticos.

A sustentabilidade não é sinônimo de ambiente desarrumado ou hippie, muito pelo contrário, como ressalta o designer de interiores. “ Quando falamos de sustentabilidade podemos associar o moderno ao belo, a natureza sempre nos proporcionou o melhor, e optar por trabalhar nossos projetos dentro desse conceito é a uma boa opção. Todo trabalho bem feito, bem pensado e executado tem um resultado maravilhoso, basta saber criar e focar no que podemos deixar de útil para as novas gerações”, finaliza Kacinsks.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100