Greve e liberação das faixas exclusivas na EPTG continuam
Depois de cinco dias de paralisação total nos serviços do Metrô/DF, todas as estações voltaram a funcionar, mesmo que parcialmente, nesta quinta-feira (23/11). Desde as 8h45, cinco trens circulam pelas linhas verde e laranja.
Apenas entre as 16h45 e as 19h30, 75% do efetivo deve voltar à operar nas linhas. Depois, somente três manterão atividade até às 23h30, horário em que as atividades do metrô costumam ser encerradas.
Greve continua
Na noite de ontem (22), tanto o Sindicato dos Metroviários (Sindmetrô) quanto a estatal acataram a nova liminar do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10), que estabelece o mínimo de 75% do efetivo nos horários de pico e 30% nos demais horários do dia.
Diferentemente da primeira liminar, o desembargador Pedro Luís Vincentin Foltran decidiu que as duas partes têm responsabilidade no funcionamento do metrô. Caso sindicato ou governo descumpram a liminar, ambas podem pagar multa de R$ 100 mil por dia.
Apesar da volta à circulação, a greve já avança à sua segunda semana. Os membros da paralisação reclamam nomeação de 320 servidores e reajuste salarial, que ainda devem ser discutidos no TRT-10. A data para o julgamento permanece incógnita.
Circulação liberada nas faixas exclusivas
Com a greve se estendendo a tanto tempo, o Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER) manteve a liberação das faixas exclusivas nas vias EPTG e EPNB. A medida vale até às 23h59 de hoje (23).