Jogos Escolares da Juventude começam nesta quinta-feira (16)

Abertura oficial da segunda fase, que reunirá alunos de 15 a 17 anos, ocorre no fim desta tarde, no Ginásio Nilson Nelson

Os detalhes da etapa de Brasília dos Jogos Escolares da Juventude foram repassados em entrevista coletiva nesta quinta-feira (16)
(Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)

Brasília dará a largada para a última etapa dos Jogos Escolares da Juventude nesta quinta-feira (16). A maior competição escolar do País, que segue até o dia 25, receberá, nesta segunda fase, 3.938 estudantes atletas de 15 a 17 anos.

Leia mais notícias em Esporte

São 1.360 escolas participantes, a maior parte delas da rede pública de ensino. Estarão representadas 444 cidades brasileiras, de todas as unidades da Federação. O evento contará com 320 voluntários e apoio do Exército. De acordo com a organização dos jogos, há reservas em 19 hotéis, com cerca de 27 mil diárias.

A abertura oficial do evento ocorre na noite de hoje, no Ginásio Nilson Nelson, das 18 às 20 horas. A partir de amanhã (17), já é possível acompanhar as competições individuais. Os esportes em grupo começam em 21 de novembro.

“Os Jogos Escolares da Juventude são um exercício de cidadania. A interação e os valores esportivos e olímpicos estão incluídos na formação do atleta desde muito jovem”, avaliou a secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (16).

A maioria das disputas ocorrerá das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas. Em Brasília, haverá 14 modalidades:

  • Atletismo
  • Badminton
  • Basquete
  • Ciclismo
  • Futsal
  • Ginástica rítmica
  • Handebol
  • Judô
  • Luta olímpica
  • Natação
  • Tênis de mesa
  • Vôlei
  • Vôlei de praia
  • Xadrez

Delegação brasiliense tem 162 alunos

A delegação de Brasília tem 190 pessoas, das quais 162 são atletas, de escolas públicas e particulares. Eles foram selecionados em duas etapas de competições locais — regionais e distrital —, organizadas pela Secretaria de Educação. As 14 modalidades do evento terão representantes do DF.

“O estudante vai conviver com toda a delegação daqui e com estudantes que vêm de todos os estados do Brasil. O contato com culturas diferentes gera conhecimento, isso também é educação”, disse o secretário adjunto de Educação, da pasta de Educação, Clovis Lucio da Fonseca Sabino.

Etapa de Brasília terá competidores japoneses

Além das delegações brasileiras, os jogos terão competidores do Japão, que vieram conhecer os Jogos Escolares da Juventude. São 16 pessoas, que representam seis cidades japonesas. Em 2020, será a vez de atletas daqui visitarem o país asiático.

Vinte e um locais vão abrigar os Jogos Escolares da Juventude em Brasília

Os Jogos Escolares da Juventude em Brasília ocorrerão em 21 espaços. Dez são ginásios e outras áreas do governo local, e os demais, espaços esportivos de clubes, escolas particulares e uma universidade particular.

O Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul, por exemplo, receberá handebol e atletismo. O Parque da Cidade, vôlei de praia. O Complexo Aquático Cláudio Coutinho terá natação, e o Ginásio do Cruzeiro, ginastica rítmica.

O Ginásio Nilson Nelson vai ser usado para jogos de handebol, assim como o Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros.

Já o Centro de Convenções Ulysses Guimarães terá dupla função. Além de abrigar o judô, a luta olímpica, o handebol e o xadrez, funcionará como um centro de convivência, onde os atletas poderão acompanhar apresentações culturais, palestras e o pódio para premiações. No local ainda haverá uma biblioteca.

Além disso, dois hospitais públicos serão referência durante a competição: os Hospitais de Base e o Regional da Asa Norte (Hran).

Jogos escolares revela novos nomes para o esporte

Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2005, os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de talentos olímpicos do País. A competição estudantil revela, a cada ano, novos nomes para o esporte.

A atleta olímpica de judô Érika Miranda é brasiliense e um dos embaixadores do evento esportivo. “Eu participei dos Jogos da Juventude, uma antiga versão do que são os Jogos Escolares hoje. Naquela época, eu ter convivência e conhecer outros atletas foi muito importante para minha carreira”, contou, na entrevista coletiva. “Espero dar um pouquinho da minha experiência e ser um incentivo para todos os atletas.”

Primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude 2017

A primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude 2017, com alunos de 12 a 14 anos, ocorreu em Curitiba (PR) de 12 a 21 de setembro.

Na capital paranaense, o Distrito Federal ficou com 20 medalhas. Foram cinco de ouro, sete de prata e oito de bronze.

Matéria retirada de Agência Brasília

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100