Ziza Fernandes volta a Brasília para evento da Oncotek

Musicoterapeuta reconhecida internacionalmente ministra a palestra “Gotas de Sentido”, no próximo dia 30 de outubro, para operadoras e profissionais de Saúde

A proposta é gerar nos participantes a reflexão acerca da razão da vida durante o Outubro Rosa
(Foto: Divulgação)

Depois do sucesso da palestra “Gotas de Sentido”, ministrada, a convite da Oncotek, pela artista e musicoterapeuta Ziza Fernandes, no último dia 6, para mulheres que passam ou já passaram pela experiência do câncer, agora é a vez de operadoras, profissionais de Saúde e público interessado terem acesso ao evento.

Leia mais notícias em Cidade

No próximo dia 30 de outubro, a partir das 19h30, no auditório do Teatro Brasília Shopping, Ziza Fernandes fará uma apresentação exclusiva para este público, também patrocinada pela clínica de Oncologia.

A proposta é gerar nos participantes a reflexão acerca da razão da vida durante o mês de conscientização da prevenção do câncer de mama – o Outubro Rosa.

“A palestra parte do livro, lançado em 2016, que leva o mesmo nome. Nele, eu reuni 365 textos, um para cada dia do ano, que foram inicialmente publicados no Instagram. Eles são parte de um projeto que comecei despretensiosamente de reflexões sobre o livro de Provérbios, escrevendo sempre sobre um versículo por dia. Por isso são gotas de sentido”, explica Ziza Fernandes.

Sua outra inspiração é o livro de Viktor Frankl, “Em Busca de Sentido”. Na obra, o médico psiquiatra austríaco conta como foi perseguido pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial e passou cerca de dois anos nos campos de concentração Dachau, na Alemanha, e Auschwitz, na Polônia. Ele também retrata como desenvolveu seu método psicoterapêutico para levar pacientes a encontrarem uma razão para viver a partir de sua própria experiência e observando de onde as pessoas tiravam forças para seguir em frente quando a morte era uma certeza bem próxima.

“Buscamos muito as explicações fora de nós. Culpados por nossa condição de vida. Aprendi com a logoterapia, de Viktor Frankl, que precisamos buscar dentro de nós o que dá sentido à nossa vida. Uma frase de Viktor nos diz muito: ‘Quem tem um porquê enfrenta qualquer como’. Há algo maior que alimenta a nossa esperança. E precisamos buscá-la, diariamente, olhando para nós mesmos com os olhos do futuro para acalmar nosso presente”, comenta a palestrante.

De acordo com Dr. Eduardo Johnson, médico oncologista e diretor técnico da Oncotek, a reflexão proposta pela palestra será de grande aprendizado para todos, sejam pacientes ou quem lida diariamente com o câncer. “É um prazer trazer Ziza Fernandes, pela primeira vez a Brasília, para falar deste assunto”, afirma o médico.

Especialmente aos que estão enfrentando esse momento, Ziza destaca a importância de continuar vivendo enquanto há vida: “Diante da doença, o convite à dignidade, o convite de amor à própria vida é constante. Muitas vezes a dor faz com que isso seja abandonado e que abandonemos até a nós mesmos. Mas cada minuto de vida é vida inteira! E vivê-la com dignidade dá sentido não só à sua vida, mas à de todos os que o acompanham nessa jornada. ”

Após a apresentação, a palestrante irá autografar o seu livro “Gotas de Sentido”, publicado pela editora Canção Nova. Interessados em participar da palestra devem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As inscrições são gratuitas e limitadas.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100