Dentista dá orientações para evitar transtornos e doenças bucais
Nesta quarta-feira (25/10), comemora-se o Dia Nacional da Saúde Bucal. A data visa conscientizar as pessoas sobre a prevenção de doenças nessa parte do corpo. A dentista Ana Luiza Andrade conta que muitas pessoas vão ao dentista somente por motivos estéticos ou depois que sentem alguma dor.
“Muitos só vão ao consultório depois que o problema já começou. O melhor é tomar medidas preventivas para ajudar a evitar o surgimento de doenças, não só na boca, mas em outras áreas também. A boca pode ser uma porta de entrada de micro-organismos que podem provocar infecções e outros malefícios”, alerta a profissional.
Algumas doenças comuns na boca são as cáries, que danificam a estrutura dentária; a gengivite, inflamação na gengiva; e a periodontite, quando a inflamação se aprofunda e chega a atingir os ossos que sustentam os dentes. Outra condição que merece cuidados intensivos é o câncer de boca. “Muitas vezes, é o dentista que identifica um sinal suspeito de câncer, e encaminha o paciente para o oncologista. As pessoas precisam estar atentas a quaisquer alterações que ocorram na boca, como feridas e aftas que não cicatrizam”, aconselha Ana Luiza.
Uma das principais causas das doenças bucais é o acúmulo de placa bacteriana, que pode se solidificar, formando o tártaro, uma substância amarelada em volta dos dentes. “Nesses casos, só um dentista profissional pode retirar o tártaro, com os equipamentos e recursos certos. A pessoa não consegue tirar sozinha com a escovação e, se tentar de outras formas, pode acabar lesionando a gengiva”, afirma.
Para se prevenir, veja mais dicas da dentista Ana Luiza Andrade:
- Preste atenção a sinais suspeitos de doenças nos lábios e na cavidade oral, como feridas e aftas que não cicatrizam, manchas brancas ou avermelhadas e sangramentos;
- Tenha uma dieta equilibrada, sem exagerar no consumo de alimentos açucarados. As bactérias da boca, em contato com o açúcar, produzem ácidos que danificam a estrutura dos dentes — são as famosas cáries;
- Evite fumar;
- Mantenha os cuidados com a escovação dos dentes;
- Lembre-se de usar fio dental e de escovar a língua;
- Vá regularmente ao dentista, para realizar medidas de prevenção das doenças;
- Use protetor solar labial, o que ajuda a prevenir o câncer nos lábios;
- Se houver necessidade de usar próteses dentárias removíveis (as dentaduras), elas devem estar bem adaptadas à boca, para não gerarem ferimentos e desconfortos.