Dia Nacional da Saúde Bucal alerta contra doenças na boca

Dentista dá orientações para evitar transtornos e doenças bucais

A data visa conscientizar a população sobre a prevenção de doenças bucais, tais como cáries e câncer
(Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (25/10), comemora-se o Dia Nacional da Saúde Bucal. A data visa conscientizar as pessoas sobre a prevenção de doenças nessa parte do corpo. A dentista Ana Luiza Andrade conta que muitas pessoas vão ao dentista somente por motivos estéticos ou depois que sentem alguma dor.

Leia mais notícias em Saúde

“Muitos só vão ao consultório depois que o problema já começou. O melhor é tomar medidas preventivas para ajudar a evitar o surgimento de doenças, não só na boca, mas em outras áreas também. A boca pode ser uma porta de entrada de micro-organismos que podem provocar infecções e outros malefícios”, alerta a profissional.

Algumas doenças comuns na boca são as cáries, que danificam a estrutura dentária; a gengivite, inflamação na gengiva; e a periodontite, quando a inflamação se aprofunda e chega a atingir os ossos que sustentam os dentes. Outra condição que merece cuidados intensivos é o câncer de boca. “Muitas vezes, é o dentista que identifica um sinal suspeito de câncer, e encaminha o paciente para o oncologista. As pessoas precisam estar atentas a quaisquer alterações que ocorram na boca, como feridas e aftas que não cicatrizam”, aconselha Ana Luiza.

Uma das principais causas das doenças bucais é o acúmulo de placa bacteriana, que pode se solidificar, formando o tártaro, uma substância amarelada em volta dos dentes. “Nesses casos, só um dentista profissional pode retirar o tártaro, com os equipamentos e recursos certos. A pessoa não consegue tirar sozinha com a escovação e, se tentar de outras formas, pode acabar lesionando a gengiva”, afirma.

Para se prevenir, veja mais dicas da dentista Ana Luiza Andrade:

  • Preste atenção a sinais suspeitos de doenças nos lábios e na cavidade oral, como feridas e aftas que não cicatrizam, manchas brancas ou avermelhadas e sangramentos;
  • Tenha uma dieta equilibrada, sem exagerar no consumo de alimentos açucarados. As bactérias da boca, em contato com o açúcar, produzem ácidos que danificam a estrutura dos dentes — são as famosas cáries;
  • Evite fumar;
  • Mantenha os cuidados com a escovação dos dentes;
  • Lembre-se de usar fio dental e de escovar a língua;
  • Vá regularmente ao dentista, para realizar medidas de prevenção das doenças;
  • Use protetor solar labial, o que ajuda a prevenir o câncer nos lábios;
  • Se houver necessidade de usar próteses dentárias removíveis (as dentaduras), elas devem estar bem adaptadas à boca, para não gerarem ferimentos e desconfortos.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100