Pode ser utilizada tanto em via oral, como em cremes
A vitamina E compõe a formação do colágeno e traz benefícios muito importantes para a pele, tais como a prevenção e tratamento de rugas, cicatrização de feridas, e seu efeito antioxidante e neutralizador de radicais livres, diminui a incidência de vermelhidão e a sensibilidade da pele causada por longos períodos de exposição solar (radiação ultravioleta). Atua também como lubrificante e hidratante.
O médico dermatologista da Clínica Monte Parnaso explica que, entre os diversos benefícios para o organismo, pode citar que é um potente antioxidante, capacitando a neutralização de radicais livres, substâncias que podem ser uma das causas de doenças crônicas e degenerativas. “A vitamina E vai além com sua ação, também impede a oxidação das gorduras, protegendo assim as membranas celulares e evitando o depósito do colesterol LDL (colesterol ruim) nos vasos sanguíneos. Tem ainda importante ação anticoagulante, ajudando a prevenir casos de trombose e auxilia na absorção de cálcio e potássio pelo organismo, auxiliando no bom funcionamento dos tecidos muscular e ósseo”, observa.
Na indústria de cosméticos, a vitamina E está presente tanto em protetores solares como em hidratantes. “São importantes no tratamento do envelhecimento cutâneo. A vitamina tem função antirrugas, por neutralizar estes radicais livres e ação hidratante para a pele, sendo componente importante em vários hidratantes”, esclarece Morgado.
A fonte de vitamina E pode ser manipulada na forma de cápsulas gelatinosas, mas como a vitamina está presente de forma abundante em vários alimentos, raramente é necessária a sua suplementação. Entre os alimentos ricos em vitamina E podemos citar os vegetais verdes escuros, salmão, sardinha, abacate, gema de ovo, semente de girassol, amendoim, castanhas e amêndoas.