Anúncio correu pelo Diário Oficial e por cerimônia
O Governo de Brasília anunciou, nesta terça-feira (03/10), que a Estação 110 sul do Metrô-DF até o fim do próximo ano. O pronunciamento se deu pelo Diário Oficial do DF de hoje. As obras do terminal se iniciaram nos anos 1990, mas foram paralisadas no mesmo período.
É necessário concluir as obras para que a estação esteja pronta. Ainda não há passagem, por exemplo, para pedestres, nem acessos à superfície.
“Esta estação traz mais segurança, agilidade e proximidade para os moradores de Brasília, e que precisam do meio de transporte”, comemora o governador, Rodrigo Rollemberg (PSB),a na cerimônia de lançamento da concorrência, nesta manhã.
Rollemberg citou outras medidas que devem promover melhorias na mobilidade do Distrito Federal, como a construção de novas estações, as negociações com o Ministério das Cidades para expandir o metrô, além do lançamento do Bilhete Único, semana passada.
O valor estimado para custear as obras que a estação carece ultrapassa os R$ 20 milhões de reais, com 18 meses de vigência a partir da assinatura do contrato. A excpectativa é de que cerca de 2,5 mil pessoas passem pela nova plataforma, com previsão de inauguração para dezembro de 2018.
Conclusão de estações
Além da 110 Sul, a estação 106 Sul já foi contemplada com a abertura de edital para conclusão de obras da plataforma. A plataforma encontra-se embargada pelo Tribunal de Contas do DF (TC-DF), o processo corre sob sigilo. No entanto, a companhia já tomou as providências necessárias para que haja nova concorrência pública.
Outra estação está nos planos do Metrô-DF: a Estrada-Parque, entre Águas Claras e Vicente Pires. A ideia do Metropolitano é lançar o edital até o fim deste mês. “Os recursos vêm do financiamento do Banco do Brasil. então já temos assegurado para conclusão das Estações 106 Sul, 110 Sul e Estrada-Parque”, confirma Marcelo Dourado, diretor-presidente da companhia.