Detran-DF faz campanha de conscientização e aumenta fiscalização no DF
Segundo um balanço do Departamento de Transito do DF (Detran-DF), de janeiro a agosto desse ano, foram autuados mais de 45 mil condutores por uso de celular durante a direção do veículo. O dado é mais do que 20% maior do que o mesmo período do ano passado, quando pouco mais de 37 mil condutores foram notificados pela mesma infração. Em média, 186 condutores são flagrados usando o celular por dia no Distrito Federal. De acordo com o órgão, aumento de notificações é resultado de maior fiscalização.
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Aramet), usar o celular enquanto dirige é a terceira maior causa de mortes no trânsito. Ainda conforme o órgão, a atenção do condutor, bem como a percepção periférica do ambiente e o tempo de resposta diante de uma situação no trânsito ficam consideravelmente reduzidos. Para Silvain Fonseca, diretor-geral do Detran, o uso do celular na direção do veículo preocupa tanto quanto dirigir embriagado.
O Detran vem promovendo, desde o ano passado, uma campanha de conscientização sobre o uso do celular no trânsito: a campanha Pare de Dirigir Teclando. Além de ações de conscientização, é realizada a distribuição de um adesivo, idealizado por integrantes de motoclubes de Brasília.
Penalidade
Desde novembro do ano passado, uma mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) alterou a natureza da infração, que passou de média a gravíssima. Atualmente o valor da multa é de R$293,47 além de sete pontos na Carteira de Habilitação.