De acordo com educador físico, uma boa atividade física promove prazer e mais disposição
De acordo com dados divulgados pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), 70% dos trabalhadores brasileiros são estressados. Esse alto índice reflete as diversas responsabilidades tanto em ambiente profissional, como com as tarefas diárias em âmbito pessoal e a soma dessas atividades aumentam os transtornos de stress. A faixa etária mais estressada da população é a chamada geração Y, das pessoas entre 26 a 38 anos – 58% dos entrevistados desse grupo relataram altos níveis de estresse.
Pessoas estressadas fabricam adrenalina e cortisol em excesso, gerando aumento da frequência cardíaca e pressão arterial. O coordenador técnico da academia Acuas Fitness, Bruno Macedo conta que uma das formas de combater as tensões diárias é a prática esportiva regular. O ideal é que o indivíduo escolha a que mais se identifique e sinta mais prazer, como musculação, ioga, dança, natação, pilates, basquete, futebol, lutas, dentre outras. “A atividade física traz benefícios diversos à saúde física e mental, visto que estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar”, orienta Macedo.
O profissional explica que, para as pessoas que ainda não tem o hábito de praticar algum esporte, é necessário que as evoluções sejam gradativas até que se chegue a um patamar adequado e sempre buscando o prazer.