Bilhete Único chega a Brasília, e permitirá pagar R$ 5 por até 3 viagens

Estudantes, trabalhadores, e outros cidadãos também poderão se cadastrar

O governo de Brasília lançou, na manhã desta sexta-feira (22), o Bilhete Único e a recarga on-line de créditos para abastecer cartões do transporte público
O governo de Brasília lançou, na manhã desta sexta-feira (22), o Bilhete Único e a recarga on-line de créditos para abastecer cartões do transporte público
(Foto: Tony Winston/Agência Brasília)

Uma das promessas de campanha de Rodrigo Rollemberg (PSB) quando entrou para o Governo do Distrito Federal, o Bilhete Único para o transporte público, finalmente, foi anunciado, nesta sexta-feira (22). A medida permitirá integração total entre ônibus e metrô, e vem justamente num dia especial, em que se vive o Dia Mundial sem Carro. Assim, os passageiros terão a possibilidade de pagar apenas uma passagem, no valor de R$ 5,00, e, com ela, aproveitar até três transportes públicos, sendo dois destes, integrações, num prazo de até duas horas, contadas a partir da primeira validação.

Leia mais notícias em Cidade

O sistema entrará em vigor apenas na segunda-feira (25), mas agrada a quem mais precisa. “Vai ajudar muito a economizar e também a aumentar até mesmo a qualidade de vida dos usuários, além de incentivar as melhorias no transporte público”, comemora a estudante de Direito, Letícia dos Santos, que usa transporte público principalmente para ir à faculdade, na Samdu, e ao estágio, na Asa Sul.

Cadastro e Recarga


Para usufruir do benefício, é necessário o cartão do Bilhete Único. Para adquiri-lo, basta ir a qualquer ponto de cadastro e entrar com o pedido.

O secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno, destaca que, com mais locais para recarga, haverá mais interesse pelo cartão do Bilhete Único. “Hoje, não temos postos do DFTrans [Transporte Urbano do Distrito Federal] para recarga no Guará. Uma pessoa que faz um trajeto para o Recanto das Emas não vai se deslocar até o Plano para colocar o crédito. Mas lá vai ter uma estação de metrô que agora vai atendê-la. Com a rede mais pulverizada, você dá mais acessibilidade efetivamente às pessoas”, exemplifica.

Ele ressalta ainda que o uso do cartão dá mais segurança aos passageiros. Além de não precisarem portar dinheiro, podem bloquear o cartão, caso o percam, e depois recuperar a quantia que estava creditada nele ao pedir uma segunda via.

Para fazer a recarga do cartão, o passageiro também pode optar pelo pagamento via internet. Será um grupo de dez cartões que prestarão um benefício. Os bilhetes comuns do metrô também serão, gradualmente, substituídos pelos novos. Isso permitirá que todos usem ônibus e metrô com o mesmo cartão.

Três cartões (+Brasília Cidadã, +Estudante e +Vale-transporte) estarão disponíveis na nova versão a partir de segunda para quem for adquirir pela primeira vez ou tirar segunda via. Os que já têm cartões que dão acesso à integração e a benefícios não precisam trocá-los, pois estarão automaticamente no Bilhete Único. Também não haverá necessidade de atualizar cadastros. E apenas os usuários dos cartões Flex e Múltiplo do metrô deverão migrar — gradativamente — para o Bilhete Único.

Com a total integração de metrô e ônibus no DF, os usuários terão mais lugares para adquirir e recargar cartões. Além de o DFTrans e o Metrô poderem compartilhar os postos, três novos serão abertos nos terminais de ônibus de Planaltina e de Brazlândia e no ponto do BRT na Rodoviária do Plano Piloto. Em breve, estão previstos mais quatro postos.
Para colocar créditos, são 33 postos, além da internet. Para se cadastrar e adquirir um novo, 20 postos — em oito deles é possível solicitar segunda via. Para saber os locais, basta acessar o site do Bilhete Único.

Com informações de Agência Brasília e Metrópoles.com

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100