Intenção do governo é, prioritariamente, atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes de até 15 anos
Neste sábado (16), 113 salas de aplicação abriram as portas para o Dia D da campanha de atualização da caderneta de vacinação. A campanha teve início no dia 11 e segue até 22 de setembro.
Ela visa orientar sobre a importância de manter a imunização em dia e tem como público-alvo toda a população, com foco em pessoas de até 15 anos. Nos dias de semana, a ação conta com 106 salas de vacina em todo o DF.
“Já vacinamos, até quinta-feira (14), 11 mil crianças, o que representa um aumento de 15% em relação ao ano passado. Esperamos aumentar a nossa cobertura ao final do período”, explicou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, que compareceu ao Centro de Saúde nº 15 da Vila Planalto, onde ocorreu a abertura oficial da ação.
Fonseca reforçou o pedido para que os jovens de até 15 anos sejam levadas aos postos com a caderneta de vacinação. “Algumas vacinas mudaram o esquema este ano, então, realmente é preciso ir para verificar se a imunização está em dia”, completou.
Foi o que fez a copeira Lúcia Ferreira da Silva, de 59 anos. Nas primeiras horas do Dia D ela esteve no Centro de Saúde nº 15 da Vila Planalto acompanhada de três netos. Após a análise das cadernetas, dois deles precisaram tomar algumas doses.
“Já vacinei os filhos, agora estou vacinando meus netos”, disse Lúcia, ao remeter ao passado e reforçar a importância da prevenção. Atenta, permaneceu ao lado dos garotos enquanto as doses eram aplicadas.
Também avó, Zarineusa Feitosa, de 51 anos, levou o neto Enzo Gabriel Miranda, de 3 anos, ao mesmo posto para tomar a vacina da febre amarela. “A vacinação é importantíssima”, frisou a dona de casa.
As doses disponíveis para crianças até 6 anos são:
- BCG
- Hepatite B
- VIP
- VOPb
- Rotavírus humano
- Pneumocócica 10 valente
- Meningocócica C conjugada
- Febre amarela
- Tríplice viral
- Tetra viral ou tríplice viral mais varicela (atenuada)
- DTP
- Hepatite A
- Varicela
Já as doses disponíveis para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos são: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa, meningocócica C conjugada, HPV e varicela.
Para o Dia D, 1.719 profissionais estiveram envolvidos, entre enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e motoristas.
Matéria com informações de Agência Brasília