Corpo de Bombeiros está com efetivo abaixo do indicado por lei

Menos de 60% do quórum obrigatório estão efetivados na instituição

Apenas 3,8 mil militares estão na área operacional
Apenas 3,8 mil militares estão na área operacional
(Foto: Reprodução/CBMDF)

Muitos admiram, aplaudem, celebram um salvamento do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, mas o que muitos não sabem é que o CBMDF trabalha com o efetivo abaixo do indicado por Lei. Sim, com um efetivo abaixo do recomendado pela Lei Federal nº 12.086, de 6 de novembro de 2009. A lei determina que o efetivo da corporação para aquele ano seria de 9.703 bombeiros militares, para uma população de aproximadamente 2.570.160 habitantes.

Agora em 2017, oito anos após a sanção da Lei, a população do DF aumentou algo em torno de 14,7% chegando ao número de 3.013.000 habitantes. Só que o efetivo do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal ao invés de aumentar diminuiu para um efetivo de 5.703 militares podendo esse número ser ainda menor com novos militares indo para a reserva remunerada todos os dias. Fazendo uma análise mais detalhada sobre o efetivo, conforme Almanaque disponibilizado no sitio da corporação, podemos mostrar que ele está bem defasado e crítico.

Leia mais notícias em Cidade

Com apenas 3870 bombeiros militares operacionais (QBMG-01), quando deveria ter 6.477 militares, uma defasagem de 40,25%. A situação de outros quadros ainda está pior, como o de Condutor e Operador de Viaturas (QBMG-02), com 769 militares, quando deveriam ter 1.599 militares, uma defasagem de 52% no efetivo. Um dos quadros mais críticos é o de Manutenção de Viaturas e Aeronaves que chega a ter apenas um total de 43 militares, alcançando uma defasagem de 79,23%. Pode-se pensar que esse déficit não atinja o Oficialato, fato este que é derrubado com o efetivo de 320 quando o necessário seriam 587 Oficiais Bombeiros Militares Combatentes (QOBM/Comb). Juntando no total a defasagem chega a uma média de 55,90% no efetivo do CBMDF.

A despeito de tudo que foi falado o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal vem desenvolvendo um trabalho exemplar e reconhecido em todas as suas áreas de atuação. Homens e mulheres Bombeiros Militares têm se desdobrado para realizar sua função com excelência. O DF dispõe de 29 Grupamentos de Bombeiro MIlitar atualmente sendo que o Decreto N° 31.817, de 21 de Junho de 2010 estabelece 50 Grupamentos. Vários novos Grupamentos já foram inaugurados e outros ainda serão.

Os Grupamentos do DF trabalham em média com aproximadamente 70 bombeiros, quando deveriam atuar com um contingente de 110 homens, para suprir a demanda de todas as regiões administrativas, homens trabalham inclusive no horário de folga no Serviço Voluntário (GSV), o que eleva o gasto da corporação a um patamar muito alto. Sendo assim, novas contratações ajudariam na economia de gastos com (GSV). Assim queremos mostrar que várias unidades do CBMDF podem ser fechadas, caso não haja um aumento de efetivo nas fileiras da corporação.

Portanto, reiteramos que o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar está defasado e que existem vagas para os diversos aprovados no concurso de 2017 que estão lutando para ingressarem nessa corporação e ajudar a população do Distrito Federal a ter um atendimento de qualidade.

Você aprovado no concurso CBMDF 2017 com 50 pontos ou mais faça parte dessa luta realizando seu cadastro!

Matéria retirada de Aprovados CBMDF

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100