Adotando medidas simples em casa, você consegue afastar os alérgenos que levam ao problema
Quem tem rinite, sabe como é desagradável começar, de uma hora para outra, a espirrar, ter coriza, lacrimejamento, nariz entupido, tosse... Parece gripe, mas não é! Na gripe, esses sintomas são desencadeados por um vírus. Mas a rinite alérgica é uma reação da mucosa nasal a alérgenos, como pelos de animais, ácaros, poeiras ou substâncias químicas. E, poucos minutos após o contato com um deles, começam os sintomas. Por esse motivo, a melhor maneira de evitar as crises de rinite é afastar os seus gatilhos. Assim, diga não à rinite colocando em prática 12 dicas preciosas:
1 – Peça para alguém fazer faxina regularmente em sua casa. Se não for possível delegar a tarefa, parta você mesmo para a limpeza usando uma máscara ou um pano úmido no rosto.
2 – No quarto, deixe apenas o essencial. Estante com livros, por exemplo, acumula poeira rapidamente e dificulta a limpeza do ambiente.
3 – Se possível, semanalmente, lave a roupa de cama e cortinas com água quente (50°C) para eliminar a poeira.
4 – Coloque capas antiácaros em travesseiros e colchões.
9 – Mantenha os ambientes arejados e expostos ao sol durante a maior parte do tempo.
10 – Escolha um estilo de decoração que dispense o uso de cortinas, carpetes, tapetes, almofadas ou de outros objetos que possam acumular poeira difícil de remover.
11 – Lave as roupas guardadas há algum tempo antes de usá-las novamente.
12 – Procure acostumar seus animais de estimação a viver fora de casa. Mas, se você mora em apartamento, não os deixe subir em sofás ou camas.