Fome aumenta em época fria

Especialista alerta sobre os cuidados com a saúde e dá dicas de como manter a alimentação saudável

(Foto: Reprodução/Internet)

Com a baixa temperatura do ar o organismo gasta mais energia para manter o corpo aquecido e, consequentemente, as pessoas sentem mais fome. Apesar desses fatos, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados, para que sejam evitados futuros problemas de saúde.

Os alimentos mais procurados nessa época do ano são: chocolate quente, vinhos, queijos, alimentos mais calóricos como sopas, fondue e preparações ricas em gordura e açúcar. A nutricionista, Shirley de Jesus, alerta sobre os cuidados que devem ser tomados. “Os exageros gastronômicos irão refletir não só na balança, mas também na saúde, pois alimentos deste tipo ajudam a desencadear o aumento nos níveis lipídicos e glicêmicos, logo pode ocorrer resistência à insulina, hipertrigliceridemia, hipertensão e dislipidemias”.

Dicas da nutricionista:

  • Consuma sopas feitas com vegetais e legumes cozidos, acrescente folhas como agrião, couve, repolho ou espinafre. Além disso, os temperos são nossos aliados, ajudam a manter as doenças típicas desta época longe de nós. Prefira ervas naturais, nada de temperos industrializados e ricos em sódio. Use temperos como canela, cravo, gengibre, pimentas, curry, páprica, alho e cebola. Eles vão ajudar a aquecer seu corpo. Cuidado com as massas e pães para acompanhar sua sopa. Acrescente uma boa fonte de proteína (peito de frango, peixe ou carnes mais magras). Não caia na armadilha de colocar creme de leite e muito queijo, isso tornará sua sopa mais calórica.

  • Chocolate quente, o queridinho do frio. Use leite desnatado ou whey protein ou bebidas vegetais (arroz, aveia, amêndoas) com cacau e canela. Achocolatados não, por favor!

  • Chá é uma boa pedida. Lembra o aconchego da casa da vovó, não é mesmo? A questão aqui são os biscoitinhos que acompanham este chá e o açúcar adicionado. Hahaha... Shirlei, você quer que eu tome chá sem nada? Claro que não, você pode optar por biscoitos integrais, bolos caseiros com frutas e adoçar com stévia ou xilitol. Acrescente gotas de limão. Ficam deliciosos e auxiliam sua saúde.

  • Que tal um quentão fit? Crie sua receita usando: canela, gengibre, hibiscos, maçã, suco de uva e cravo. Vai ver que nem precisa adoçar.

  • Ah, não se esqueça de tomar água, ela é tão necessária no inverno quanto no verão.

  • Faça atividade física, apesar da preguiça, lembre-se de cuidar do seu corpo para chegar bem no verão.

E as frutas? Prefira as frutas da estação, elas estão bem mais nutritivas. Precisamos respeitar os ciclos da natureza. Que tal aquecê-las e salpicar canela ou gengibre? Abaixo cito algumas frutas com dicas simples para você se inspirar:

Morangos: Por seu baixo teor de calorias, são muito bons para ser incluídos como sobremesa ou lanches. Além disso, são ricos em vitamina C, o que ajuda na cicatrização de ferimentos e fortalece a parede dos vasos sanguíneos.

Laranja lima: Rica em vitamina C, essa fruta tem muitos antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias. Ela também é indicada para o controle do colesterol, para regular o intestino e para melhorar o sistema circulatório. Que tal acrescentar no chá?

Pera: Rica em fibras, essa fruta é de fácil digestão. Além disso, é indicada pra quem quer emagrecer porque ajuda a reduzir o apetite, especialmente quando consumida antes das refeições. Pelo seu baixo índice glicêmico, ela também favorece o combate da diabetes, pois é das frutas que menos aumenta o açúcar no sangue. Experimente assá-la com canela salpicada. Esta é uma super dica para quem está com vontade de comer doces.

Berinjela: É rica em tripsina, que ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas. Além disso, é uma rica fonte em fibras que faz com que ocorra uma redução do risco de câncer de cólon. Uma lasanha com este alimento cai bem no inverno!

Batata-doce: fonte de energia por ser um carboidrato saudável de baixo índice glicêmico. Use-a para fazer aquela sopa quentinha com outros vegetais.

Palmito: É um excelente alimento para a manutenção da saúde óssea e para auxiliar no processo de crescimento das crianças, além de atuar no sistema imunológico e diminuir a retenção de líquidos.

Inhame: É uma boa fonte de vitamina B6, nutriente necessário para ajudar a quebrar a homocisteína, um aminoácido que pode danificar diretamente as paredes dos vasos sanguíneos. A ingestão adequada desse alimento reduz o risco de doença cardíaca, ajuda o organismo no processo de detoxificação.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100