Papa-entulhos do DF já receberam 180,8 toneladas de resíduos

Número refere-se às sete unidades inauguradas neste ano

Na manhã dessa segunda (17), o carroceiro Fábio Fernandes Júnior, de 32 anos, descartava entulho no equipamento da QNP 28 de Ceilândia, inaugurado no dia 6
Na manhã dessa segunda (17), o carroceiro Fábio Fernandes Júnior, de 32 anos, descartava entulho no
equipamento da QNP 28 de Ceilândia, inaugurado no dia 6
(Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília)

Os primeiros sete papa-entulhos inaugurados pelo governo de Brasília neste ano receberam 180,8 toneladas de resíduos. O dado é do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que gerencia os espaços.

Nas unidades, cada pessoa pode entregar, diariamente, até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa d’água de mil litros) de resíduos de construção, volumosos (como móveis) e restos de podas. Também são aceitos recicláveis, desde que estejam separados e limpos.

A primeira estrutura desse tipo, inaugurada em março na QNN 29 de Ceilândia, foi a que mais recebeu resíduos: 125,23 toneladas até junho. Desse total, os entulhos representam a maior parte (93,14 toneladas), seguidos dos volumosos (16,23 toneladas) e dos recicláveis (13,86 toneladas).

Em seguida vem a unidade de Taguatinga (QNG 47, Área Especial 9, às margens da BR-070), que, desde 5 de junho — data da inauguração — até o fim do mês, recebeu 20,17 toneladas, sendo 14,7 toneladas de entulho, 2,64 toneladas de volumosos, 2,8 toneladas de podas e 38 quilos de recicláveis.

Na manhã dessa segunda (17), o carroceiro Fábio Fernandes Júnior, de 32 anos, descartava entulho no equipamento da QNP 28 de Ceilândia, inaugurado em 6 de julho. “Agora tem lugar certo para jogar. Está organizado e é melhor”, disse ele, que está na profissão há 15 anos.

Nesse papa-entulho, na primeira semana de operação (de 6 a 14 de julho) foram descartadas 8,94 toneladas — 480 toneladas de volumosos, 400 toneladas de podas e 38 quilos de recicláveis.

Toneladas recebidas em cada um dos sete papa-entulhos do DF
Ceilândia (QNN 29) 125,23 (de março a junho)
Taguatinga 20,17 (em junho)
Ceilândia (QNP 28) 8,94 (de 6 a 14 de julho)
Guará 8,94 (em junho)
Planaltina 7,68 (de 27 de junho a 8 de julho)
Gama 5,58 (em junho)
Brazlândia 4,3 (em junho)

No Guará II, a diretora-presidente do SLU, Kátia Campos, conta que o local onde foi construído o papa-entulho antes funcionava como ponto irregular de descarte.

“Essa unidade está tendo sucesso absoluto, porque a população já levava para lá de forma desorganizada e agora está levando de forma organizada”, ressalta. O papa-entulho fica ao lado da Feira Permanente (QE 25, Área Especial do Cave).

De 26 de junho, quando começou a funcionar, até o fim do mês, foram 8,94 toneladas.

Onde encontrar um papa-entulho

Para facilitar a busca por equipamentos do SLU, há um mapa interativo no site da autarquia. Além da localização dos sete papa-entulhos de Brasília, é possível ver a área de influência de cada um deles.

Os papa-entulhos funcionam de segunda a sábado, das 7 às 18 horas. As estruturas contam com escritório de apoio aos trabalhadores, área coberta para recebimento de recicláveis e baias para materiais volumosos e de podas. Há ainda caçambas para descarte de resíduos.

Também é possível entregar óleo usado em frituras, por meio do Projeto Biguá, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). De acordo com a empresa pública, 16 litros já foram recebidos, de 4 de março a 13 de julho.

Kátia Campos explica que, embora a área que se busque atender inicialmente seja de um raio de 2,5 quilômetros, pessoas de qualquer região administrativa podem utilizar o equipamento, que integra o programa Brasília Cidadã. Novas unidades devem ser licitadas neste ano.

No mapa on-line, estão disponíveis informações sobre os terrenos do SLU pelo DF e sobre os papa-lixos — contêineres semienterrados que permitem o armazenamento dos resíduos de forma segura e limpa, minimizando os riscos de proliferação de ratos e baratas e facilitando o serviço em áreas de difícil acesso dos caminhões de limpeza.

O que pode e o que não pode ser entregue no papa-entulho

A Instrução Normativa nº 2, de 15 de março de 2017, estabelece as regras para os papa-entulhos. Não é autorizada a entrada de caminhões ou carretas para descarregar o material a ser descartado, e é proibido o descarte de:

  • resíduos domésticos, industriais, de serviços de saúde e eletrônicos
  • pneus
  • embalagens de agroquímicos, de produtos fitossanitários e de óleos lubrificantes
  • lâmpadas
  • pilhas e baterias
  • equipamentos ou materiais que tenham metais pesados
  • gesso
  • espelhos
  • vidros
  • amianto
  • tintas, solventes e tonner

Matéria retirada de Agência Brasília

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100