Número refere-se às sete unidades inauguradas neste ano
Os primeiros sete papa-entulhos inaugurados pelo governo de Brasília neste ano receberam 180,8 toneladas de resíduos. O dado é do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que gerencia os espaços.
Nas unidades, cada pessoa pode entregar, diariamente, até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa d’água de mil litros) de resíduos de construção, volumosos (como móveis) e restos de podas. Também são aceitos recicláveis, desde que estejam separados e limpos.
A primeira estrutura desse tipo, inaugurada em março na QNN 29 de Ceilândia, foi a que mais recebeu resíduos: 125,23 toneladas até junho. Desse total, os entulhos representam a maior parte (93,14 toneladas), seguidos dos volumosos (16,23 toneladas) e dos recicláveis (13,86 toneladas).
Em seguida vem a unidade de Taguatinga (QNG 47, Área Especial 9, às margens da BR-070), que, desde 5 de junho — data da inauguração — até o fim do mês, recebeu 20,17 toneladas, sendo 14,7 toneladas de entulho, 2,64 toneladas de volumosos, 2,8 toneladas de podas e 38 quilos de recicláveis.
Na manhã dessa segunda (17), o carroceiro Fábio Fernandes Júnior, de 32 anos, descartava entulho no equipamento da QNP 28 de Ceilândia, inaugurado em 6 de julho. “Agora tem lugar certo para jogar. Está organizado e é melhor”, disse ele, que está na profissão há 15 anos.
Nesse papa-entulho, na primeira semana de operação (de 6 a 14 de julho) foram descartadas 8,94 toneladas — 480 toneladas de volumosos, 400 toneladas de podas e 38 quilos de recicláveis.
Toneladas recebidas em cada um dos sete papa-entulhos do DF | |
Ceilândia (QNN 29) | 125,23 (de março a junho) |
Taguatinga | 20,17 (em junho) |
Ceilândia (QNP 28) | 8,94 (de 6 a 14 de julho) |
Guará | 8,94 (em junho) |
Planaltina | 7,68 (de 27 de junho a 8 de julho) |
Gama | 5,58 (em junho) |
Brazlândia | 4,3 (em junho) |
No Guará II, a diretora-presidente do SLU, Kátia Campos, conta que o local onde foi construído o papa-entulho antes funcionava como ponto irregular de descarte.
“Essa unidade está tendo sucesso absoluto, porque a população já levava para lá de forma desorganizada e agora está levando de forma organizada”, ressalta. O papa-entulho fica ao lado da Feira Permanente (QE 25, Área Especial do Cave).
De 26 de junho, quando começou a funcionar, até o fim do mês, foram 8,94 toneladas.
Onde encontrar um papa-entulho
Para facilitar a busca por equipamentos do SLU, há um mapa interativo no site da autarquia. Além da localização dos sete papa-entulhos de Brasília, é possível ver a área de influência de cada um deles.
Os papa-entulhos funcionam de segunda a sábado, das 7 às 18 horas. As estruturas contam com escritório de apoio aos trabalhadores, área coberta para recebimento de recicláveis e baias para materiais volumosos e de podas. Há ainda caçambas para descarte de resíduos.
Também é possível entregar óleo usado em frituras, por meio do Projeto Biguá, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). De acordo com a empresa pública, 16 litros já foram recebidos, de 4 de março a 13 de julho.
Kátia Campos explica que, embora a área que se busque atender inicialmente seja de um raio de 2,5 quilômetros, pessoas de qualquer região administrativa podem utilizar o equipamento, que integra o programa Brasília Cidadã. Novas unidades devem ser licitadas neste ano.
No mapa on-line, estão disponíveis informações sobre os terrenos do SLU pelo DF e sobre os papa-lixos — contêineres semienterrados que permitem o armazenamento dos resíduos de forma segura e limpa, minimizando os riscos de proliferação de ratos e baratas e facilitando o serviço em áreas de difícil acesso dos caminhões de limpeza.
O que pode e o que não pode ser entregue no papa-entulho
A Instrução Normativa nº 2, de 15 de março de 2017, estabelece as regras para os papa-entulhos. Não é autorizada a entrada de caminhões ou carretas para descarregar o material a ser descartado, e é proibido o descarte de:
- resíduos domésticos, industriais, de serviços de saúde e eletrônicos
- pneus
- embalagens de agroquímicos, de produtos fitossanitários e de óleos lubrificantes
- lâmpadas
- pilhas e baterias
- equipamentos ou materiais que tenham metais pesados
- gesso
- espelhos
- vidros
- amianto
- tintas, solventes e tonner