Instalação interativa une tecnologia dos óculos de realidade virtual com animação 3D

A instalação interativa “O Essencial é invisível aos olhos”, da dupla VJ Suave, ocupa a Galeria Principal na CAIXA Cultural Brasília até 16 de julho de 2017, com entrada franca

A programação segue até 16 de julho (Foto: Divulgação)
A programação segue até 16 de julho (Foto: Divulgação)

A instalação interativa “O Essencial é invisível aos olhos”, da dupla VJ Suave, ocupa a Galeria Principal na CAIXA Cultural Brasília até 16 de julho de 2017, com entrada franca.

A partir da imersão no ambiente de uma floresta, a instalação "O Essencial é Invisível aos Olhos" convida o público ao autoconhecimento e à reflexão. “As florestas são espaços energéticos fortes e poderosos. A natureza nos lembra quem somos nós e que somos parte dela. É preciso ampliar a percepção que vai além da vista. Experimentar o ambiente com todos os sentidos, aguçar as sensações, e descobrir as forças que são invisíveis aos olhos” contam Ygor Marotta e Ceci Soloaga.

Na obra o visitante se relaciona com o espaço e também com o seu próprio corpo. "Durante o percurso pelos caminhos desta mata encantada, nas relações com os personagens, sentindo a energia da natureza, percebendo os detalhes dos sons do ambiente, da música dos instrumentos, da beleza das plantas e dos vaga-lumes o visitante descobrirá, a cada momento, que 'o essencial é invisível aos olhos' ", revela a dupla.

Pela tecnologia se faz um resgate da sabedoria dos povos indígenas: as medicinas ancestrais, a cura pelas plantas, as trocas de energia e as sutilezas que não conseguimos enxergar nem explicar. “Uma tecnologia capaz de levar o visitante a outra dimensão. Ao imergir nesse espaço, ele é capaz de interagir com o ambiente, manipular objetos, caminhar e ter experiências vívidas.” Esta imersão virtual não prescinde de roteiros pré-estabelecidos, a ideia é se surpreender com percursos peculiares a cada fruidor da experiência, que se torna pessoal. “O público será convidado a entrar em um mundo mágico onde ele é protagonista de seus caminhos e vive sensações e descobertas. A cada escolha que o visitante faz, o ambiente se relaciona de maneira diferente com ele, fazendo com que a jornada de cada participante seja única e surpreendente.” Convida a dupla VJ Suave.

VJ Suave é um duo de New Media Art formado por Ygor Marotta e Ceci Soloaga, residentes em São Paulo. Especialistas em projeção em movimento, trabalham animação quadro a quadro projetada na superfície urbana. Nas paredes e muros, os personagens ganham vida: correm e voam colorindo os ambientes. Misturando história animada com a vida real, os artistas criam um momento único de conexão do espectador com a cidade.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100