Sapato apertado e corte inadequado são principais causas de unha encravada

Além da dor, podem ocorrer infecções e inchaço no local

O uso constante de calçados apertados e o corte inadequado das unhas podem gerar seu encravamento. O que consiste em a unha crescer para dentro da pele lateral e ocasionar dor, vermelhidão e o aumento do tecido da região, devido ao processo inflamatório. Para minimizar essas ocorrências, deve-se evitar o corte do canto lateral da unha na forma diagonal.

O médico dermatologista, Luciano Morgado, explica que podem ocorrer inflamações com inchaço no local e infecção secundária e, na maioria das vezes, é necessária a utilização de antibióticos para o tratamento. “Dependendo da gravidade da lesão, pode dificultar caminhar e realizar atividades físicas” exemplifica.

Os tratamentos devem ser determinados de acordo com a avaliação médica, conforme o caso. Em casos mais leves, pode-se tentar o uso de pomadas com antibiótico e corticoide, além de anti-inflamatórios orais para tentar controlar os sintomas e desencravar a unha. O uso de órteses ungueais (pequena tala com memória que ajuda a abrir a unha) pode ajudar nos casos mais leves, além de tratamentos de podologia para desobstruir o canto lateral da unha.

Em casos reincidentes e mais intensos, a cirurgia dermatológica com fenol é a mais adequada. Nessas cirurgias, o canto lateral da unha encravada é retirado, evitando que a unha cresça novamente naquela região. Outra técnica cirúrgica é a retirada em bloco da unha encravada lateral com a matriz correspondente, havendo pontos na área. “O pós-operatório da cirurgia ungueal gera um pouco de incômodo. Normalmente o paciente só consegue usar sapatos fechados após 2 semanas”, completa.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100