Consumo excessivo de chocolate pode acarretar no surgimento de espinhas

Alimentos gordurosos são os responsáveis pela inflamação na pele e surgimento da acne

O chocolate é um dos doces mais desejados por homens e mulheres. Produzido através da base de cacau, a sua fabricação tem uma grande adição de gordura, o que pode ocasionar espinhas na pele, principalmente no rosto. Uma opção para o consumo sem receio são os chocolates amargos, por possuírem uma maior concentração de cacau, minimizam as possibilidades do aparecimento da acne.

A Dra. Ana Regina Trávolo, médica dermatologista, explica que através do consumo de alimentos calóricos, inclusive o chocolate, podem ocorrer o aparecimento da acne. “Alguns pacientes com dermatite atópica, um tipo de alergia na pele, também podem apresentar piora em determinados casos”, alerta a especialista.

Pessoas com pele oleosa são mais vulneráveis ao surgimento da acne. Além do chocolate, alimentos hipercalóricos como gorduras animais, amendoim e o leite e seus derivados são vilões de uma pele saudável. Vale ressaltar que, este fenômeno também não ocorre em todas as pessoas. O que se sabe é que em pessoas com predisposição individual, o consumo aumentado desses alimentos pode favorecer a formação de mediadores inflamatórios, com piora das lesões de acne. “É importante frisar que nem todas as pessoas com acne apresentam piora com o fator alimentar, é necessária uma avaliação individualizada caso a caso”, ressalta.

De toda forma, o importante é moderar o consumo, visto que não há como quantificar a porção certa para minimizar o surgimento de espinhas, pois a sensibilidade é muito individualizada. “O certo é que quanto maior a quantidade em curto espaço de tempo, maior o risco. Ingestões em pequenas quantidades apresentam menor risco, mas depende de cada organismo”, completa a dermatologista da Clínica Monte Parnaso.

Corpo Clínico

Dra. Ana Regina Franchi Trávolo – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP e fellow em Dermatologia e Laser pelo Hospital Ramon Cajal, na Espanha.

Dr. Luciano Ferreira Morgado – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; pós-graduado em Cirurgia Dermatológica, Laser e Dermatologia Estética pela FM-ABC São Paulo; graduado em Medicina pela UnB e mestre em Terapia Fotodinâmica com Nanotecnologia pela Universidade de Brasília.



Serviço:
Monte Parnaso – Cuidados à flor da pele
Centro Médico Júlio Adnet, SEPS 709/909, Bloco A, Clínica 9, 1° subsolo.
Contato: (61) 3263-0833 / 3263-0834
www.monteparnaso.com.br
Siga também os perfis nas redes sociais.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100