Especialista dá dicas de segurança para festas de fim de ano em condomínios

Morador precisa obedecer às regras do edifício e o síndico precisa estar atento e garantir que todas as normas sejam cumpridas

O condômino é responsável pelos visitantes e pela segurança dos outros moradores
(Foto: Reprodução/Internet)

Fim de ano é geralmente uma época de reencontros e de confraternizações, é um momento em que as pessoas se reúnem com familiares e amigos para celebrar. Na noite de Natal, um dos parentes costuma abrir às portas de casa para receber os convidados, que podem ser poucos ou muitos, podem estar acompanhados de crianças, animais de estimação, presentes barulhentos e tudo mais que garanta a alegria da noite. Neste sentido, o anfitrião da festa precisa ficar bastante atento às normas de segurança do lugar em mora, principalmente se for um condomínio.

Leia mais notícias em Condomínios

Para garantir o sucesso da noite sem nenhum imprevisto indesejado, o condômino que vai organizar a ceia de Natal no prédio em que mora precisa obedecer às normas do condomínio. De acordo com o consultor condominial Aldo Júnior, mais conhecido como dr. Condomínio, pequenos cuidados, se observados, podem fazer toda a diferença, como: obedecer ao limite de convidados que é permitido pelo condomínio, controlar a circulação dos visitantes, ficar atento ao volume do som, caso tenha música, e ao uso de cigarro apenas em áreas permitidas. Vale lembrar que soltar fogos de artíficios, tradicionais nesta época do ano, dentro ou perto do edifício não é uma ideia nada boa. O condômino é responsável pelos visitantes e pela segurança dos outros moradores.

Além dos cuidados que o condômino precisa ter, o síndico também tem um papel fundamento para garantir a segurança de todo o edifício. O registro de assaltos e roubos aumenta nesta época do ano, por isso, de acordo com o dr. Condomínio, “o síndico precisa ficar atento a quem entra no prédio, ele deve reforçar a exigência para que os funcionários do condomínio registrem e anunciem a chegada de todos os visitantes, e deve chamar a polícia imediatamente caso perceba algo suspeito”. O consultor condominial também lembra que é importante o síndico fazer com que seja cumprido o regimento interno do prédio. Ele lembra que o documento é a “principal ferramenta do condomínio para regrar e definir os padrões de utilização das festas. Na omissão do regimento interno, utiliza-se as normas do Código Civil brasileiro”, destaca.

Confira as dicas garantir o sucesso da festa de fim de ano:

Registre todos os visitantes que eventualmente podem entrar no condomínio;

Entregue uma cópia do regimento interno aos condôminos que utilizem os espaços coletivos do condomínio;

Peça aos funcionários do prédio que fiquem atentos quanto aos excessos de bebida, cigarro e barulho;

Em último caso, chame a polícia para resolver situações que fugirem do controle da administração do edifício.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100